Boi Garantido faz primeiro ensaio na arena do bumbódromo com portões fechados
Partes musical e cênica serão o foco principal dos ajustes de preparação para o 56º Festival Folclórico de Parintins
O Boi Garantido realiza, na noite desta segunda-feira (26), o primeiro ensaio dentro da arena do Bumbódromo de Parintins. O teste vai envolver grupos de dança, tribos coreografadas, batucada, vaqueirada e a banda de arena, que sustenta a apresentação na parte musical. O ensaio deve reunir mais de 600 pessoas e vai ser feito a portas fechadas com entrada proibida para veículos de imprensa e público em geral.
Segundo o coordenador da Comissão Artes, Allan Rodrigues, vai ser um momento de extrema importância para os grupos cênicos, especialmente os que farão algum tipo de participação coreografa ou em forma de dança. Além disso, partes das apresentações consideradas estratégicas serão apresentadas, por isso fazer o ensaio a portas fechadas.
“É como o próprio nome diz: um ensaio que não pode ser transmitido ao vivo pela internet, não pode ser filmado, não vai ser aberto ao público. Vamos ensaiar momentos que se a gente revelar com antecedência a gente vai ficar em desvantagem na competição, né?”, afirma Allan Rodrigues.
Parte musical
Além dos dançarinos, o evento desta noite vai ser a primeira vez em que a banda que vai sustentar a apresentação do Garantido no Bumbódromo estará reunida em sua totalidade. A banda tem cerca de vinte integrantes, divididos por naipes de instrumentos: metais, cordas, teclados e percussão.
“Hoje é o dia de ajustar as equipes, os naipes, que estavam ensaiando em suas cidades e a base principal que estava ensaiando aqui, em Parintins. Então, é o dia de juntar todo mundo e trazer essa harmonia. A gente aproveita pra fazer ajustes de fones, de luz, de comunicação e principalmente de entrosamento. Porque apesar de tocarmos desde 2019, a gente precisa alinhar toadas novas, momentos novos, enfim, tudo em sintonia”, afirma Enéas Dias, diretor musical do Garantido.
Ensaio da terça-feira
Na terça-feira, dia 27, o Garantido volta para a arena do bumbódromo, mas para fazer a passagem de som, a partir das 20h. Este evento será aberto ao público.
Fotos: Paulo Sicsu e Élcio Farias