Começou a Copa da Floresta
Cerimônia de abertura ocorreu em meio a floresta e contou com a presença das seleções da sede 1, personalidades da política e imprensa esportiva
A Terra das Cachoeiras se tornou também a terra do futebol não profissional. Na tarde desta quarta-feira (16/08), o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednailson Rozenha e sua diretoria, receberam as seleções que vão se enfrentar na sede 1, personalidades da política, imprensa amazonense e moradores locais, para celebrarem a abertura da primeira edição da Copa da Floresta. Ainda no início do evento, os presentes foram surpreendidos com sussurros de tucanos e voos rasantes de araras vermelhas, momentos característicos do ambiente verde, que o caboclo do interior prestigia diariamente, mas, neste dia, ele usou seu chapéu de palha e a bota que usa na roça para fazer da bola o seu brinquedo. Se sentindo em casa, o agricultor Pedro Lima Gomes, 71, morador do Ramal do Adelmo que fica na Comunidade Boa Esperança, deu o primeiro toque na bola, avisando que a começou a Copa da Floresta.
Os olhares se voltaram para o futebol dos povos tradicionais, no Centro de Treinamento da Jayoro, km 120, da BR 174. A cerimônia iniciou com o presidente da FAF entregando kits com os uniformes e outros itens para a equipe de arbitragem, que, inclusive, foi 100% feminina na primeira partida da competição. Um fato histórico para o futebol amazonense.
Mais do que nunca, o slogan da Federação Amazonense de Futebol (FAF) “A floresta é a bola da vez” se fez presente e o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, revelou a importância da Copa da Floresta para o povo amazonense.
“É um dia muito importante para a vida de muitas pessoas. Sei da importância para a nossa diretoria, que lutou para que esse momento acontecesse. Quero parabenizar todos os presidentes de Ligas que estão aqui presentes, pela luta e empenho. À prefeita, Patrícia Lopes, já tem meu carinho pelo simples fato de ser mulher, e tendo a sensibilidade que ela teve com o projeto da Copa da Floresta, não poderia ser outra cidade para começar essa grande odisseia, essa grande aventura pelo futebol do Amazonas. Hoje a bola rola aqui, nesse campo da Jayoro, mas ela vai rolar no coração de milhares de jovens desse Amazonas que creem nessa mudança de vida por meio do futebol. Parabéns a todos”, declarou.
Emocionado, Rozenha agradeceu o apoio da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, na pessoa do presidente, Edinaldo Rodrigues e do Governo do Amazonas, na pessoa do governador, Wilson Lima, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer-SEDEL e do secretário, Jorge Elias Oliveira.
“Agradeço, de coração, a Confederação Brasileira de Futebol-CBF que é a maior apoiadora deste momento. Agradecer também ao governador, Wilson Lima, o governo que mais apoiou o esporte, em especial o futebol, ao secretário da SEDEL, Jorge Elias que foi imprescindível para que essa copa acontecesse, sem dúvida, sem demérito algum aos secretários antes dele, mas ele é o melhor secretário de esporte que esse estado já teve. Parabéns as seleções que estão aqui. Hoje entraremos para a história, a floresta é a bola da vez”, declarou o mandatário.
O secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer – SEDEL, Jorge Elias Oliveira, revelou sua expectativa em levar o futebol para os municípios amazonenses. Ele ressaltou que o esporte é uma ferramenta de inclusão e realização de sonhos. “Em nome do governador, Wilson Lima, venho cumprimentar todos vocês, que estão prestigiando essa tarde, a todos que vão abrilhantar essa estreia. O Governo do Estado, juntamente com a FAF, dá esse pontapé inicial. Parabéns ao presidente Rozenha, pelo incrível trabalho à frente da FAF. Essa copa vai revelar grandes talentos, vamos levar essa visibilidade dos interiores. O esporte, além de incluir, traz oportunidade e faz com que os sonhos virem realidade”, salientou.
A prefeita do município da sede 1, Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, não segurou a emoção ao admitir que o apoio dado a competição ainda é pequeno comparado à visibilidade que sua cidade terá.
“Fico muito feliz, porque esse é um evento que mostra Presidente Figueiredo para o mundo. Nosso município que é conhecido como a Terra das Cachoeiras, passa também a ser conhecida pelos grandes eventos, em especial os eventos esportivos. Fico muito feliz por isso, pois essa é uma gestão que apoia e incentiva o esporte. Todo apoio que estamos dando será como gratidão aos olhos voltados a nossa cidade”, destacou.
A vez do homem do interior e das mulheres
Além dos atletas de cada seleção representando seus municípios do interior do Amazonas, muitas mulheres estiveram presentes no avento, além das personalidades políticas, jornalistas, a arbitragem 100% feminina fez uma atuação impecável. Muitas torcedoras também incentivaram seus conterrâneos nas arquibancadas.
Em campo, a bola rolou a partir das 16h, entre as seleções de Presidente Figueiredo e Urucará. O time da casa saiu na frente, mas o visitante levou a melhor e aplicou uma virada de 6 a 1. Ainda na primeira rodada, a seleção de Itacoatiara encara Rio Preto da Eva, na quinta-feira (17/08), às 16h, CT da Jayoro.
Foto: Deborah Melo/FAF