ArenaDestaque

Fernando Gaúcho avalia temporada e projeta Nacional forte para brigar pelo título do Estadual em 2024

O Nacional Futebol Clube já se movimenta pensando na temporada de 2024. Em 2023, somando Campeonato Amazonense e Campeonato Brasileiro Série D, o Leão da Vila Municipal disputou 30 jogos, teve 14 vitórias, nove empates e sete derrotas. Foram 40 gols marcados e 24 gols sofridos.

O clube passou perto de alcançar os objetivos traçados nas duas competições. De modo geral, a diretoria azulina avalia a temporada como satisfatória. O executivo de futebol do Naça, Fernando Gaúcho, explica o trabalho realizado em diversas frentes.

“A temporada foi muito positiva, obviamente que o resultado final não foi o que nós esperávamos, mas nós conseguimos novamente resgatar a credibilidade do clube, do torcedor, isso foi de extrema importância. O torcedor voltou a acreditar no Nacional com chances claras de busca de título, como também de acesso, então eu vejo que foi um fator muito importante. Nós voltamos a alavancar o nome do Nacional nacionalmente, eu acredito que todo o trabalho que foi feito despertou positivamente a opinião das pessoas, pela gestão que foi feita. Um trabalho muito profissional, com toda a condição de trabalho que os atletas precisavam, o pagamento em dia, suporte em termos de logística. Tudo isso foi proporcionado aos atletas e a comissão, o staff inteiro, para que a gente conseguisse performar em alto nível”, destaca.

O ano de 2024 reserva ao Nacional a disputa do Campeonato Amazonense como única competição do calendário. Fernando Gaúcho analisa os desafios da transição de uma temporada para a outra, como montagem do elenco e planejamento de pré-temporada.

“Os principais desafios na transição de uma temporada para a outra passam pela questão do calendário, por nós não termos uma Série D, um segundo semestre. A busca desses atletas vai ter que ser muito pontual no sentido que, o atleta que vir para cá, ele tem que saber que tem que fazer um grande Estadual. Nosso objetivo é brigar pelo título, até para a gente poder novamente buscar o calendário e também conseguir a vaga da Copa do Brasil, que traz uma rentabilidade financeira muito boa para o clube. Nesta transição, nós vamos tentar manter uma base da nossa da nossa equipe, por mais difícil que seja, porque houve um interesse muito grande pela campanha que a gente fez, outros clubes se interessarem pelos nossos atletas. Alguns a gente já iniciou uma conversa de renovação, e alguns outros pediram para aguardar um pouco mais. Vamos tentar manter uma base e buscar atletas pontuais pra gente chegar forte no Estadual”, afirma.

A preparação do Nacional em campo para a próxima temporada será iniciada ainda em dezembro de 2023. De acordo com o dirigente azulino, a estratégia será semelhante àquela adotada na última temporada, mas com alguns ajustes.

“Nós vamos iniciar em dezembro, obviamente que ainda vai ter a questão do arbitral, saber quando começa o estadual, mas a nossa ideia é trabalhar com 45 dias, que eu acho que é um tempo hábil para fazer uma boa pré-temporada, com alguns jogos-treinos e amistosos. De certa forma, vamos seguir o modelo do ano passado, porém com alguns ajustes para que a gente possa entender que a competição exige uma intensidade e competitividade altas. Para isso, nós temos que fazer uma boa pré-temporada, fazer com que esses atletas possam criar um alicerce significativo e performar durante a competição, desde o início, para buscarmos uma pontuação máxima”.

Para o Campeonato Amazonense de 2024, o planejamento do Nacional é de conquista de título, e consequentemente o retorno ao cenário nacional de 2025, para um calendário cheio. Fernando Gaúcho entende que o clube se encontra estruturado para ter boas chances de alcançar os objetivos.

“O Nacional vem forte. Nós vamos montar uma equipe com o objetivo de chegar na final e brigar por título, para que a gente possa buscar novamente o calendário. Dentro do planejamento, existem as metas. Nesse ano, nós entendemos que nós tivemos uma evolução muito grande, desse resgate da credibilidade, mas a gente entende que o futebol é resultado. Então, para isso eu entendo agora que nós estamos mais fortes, mais estruturados. Nós estamos com uma condição melhor e nós vamos chegar forte para brigar com os adversários por esse título estadual”, concluiu.

Primeiras renovações – A montagem do elenco para 2024 tem os primeiros nomes confirmados. O clube chegou a um acordo para a extensão de contrato de três atletas: o zagueiro Davy, o meia Hitalo e o atacante Iury Tanque vão defender o Naça no Campeonato Amazonense.

As renovações inclusive foram publicadas no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Iury Tanque foi emprestado ao Anapolina-GO, Davy ao Operário-MT, e Hitalo ao Vitória das Tabocas-PE nesta reta final de 2023.

Fotos: João Normando/Agência Esportiva LB

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *