DestaqueNailha

Boi Garantido apresenta novos Pai Francisco, Catirina e Gazumbá para o Festival

 

Representatividade dos três personagens continua em destaque dentro do boi da baixa da Xanda

A diretoria do Boi Garantido apresentou, no início da noite desta sexta-feira (14/6), os artistas que vão representar Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá, personagens do auto do boi, o enredo histórico encenado no espetáculo de arena. Os papéis serão representados por: Fernando Tenório (Pai Francisco), Rhedlara Monteverde (Mãe Catirina) e Cleudson Monteverde (Gazumbá). O novo casal substitui Mara Souza e Orlan Bertrand que representaram os personagens no festival de 2023.

A apresentação aconteceu em uma entrevista coletiva, no auditório Vavazinho da Cidade Garantido, em Parintins. Para o presidente do Garantido, Fred Góes, trazer personagens simples do povo, e principalmente o povo da Baixa da Xanda, é o reconhecimento aos povos afro-indígenas no contexto do folclore do Boi Garantido.

“É essa importância que estamos trazendo como segredo do que existe na memória de todos. O que nós estamos fazendo aqui é dá visibilidade a nossa negritude dentro do processo do auto do boi Garantido. Isso é muito importante. Cada vez que a gente faz isso a gente começa identificar que o nosso boi é feito de misturas. Isso é realmente para mostrar que o Garantido é Boi do Povão, um boi que agrega todas as diversidades dentro de sua própria brincadeira”, disse Fred, acrescentando que “quando se fala Boi do Povão está se remetendo as pessoas mais simples. A importância dessa gente humilde de uma vila de pescadores que chega ao mundo pelo espetáculo fantástico que sai das terras de Parintins. Essa representatividade é muito importante”, explicou.

Para Lara Monteverde, o momento é de gratidão e preparação para a apresentação nas três noites na arena do Bumbódromo. “O sentimento é de muita gratidão e estou muito feliz por tudo o que está acontecendo. Eu vou dá o melhor na arena e ir com tudo para a gente resgatar esse trigésimo terceiro título” afirmou Lara.

O novo Pai Francisco, Fernando Tenório, que é coreógrafo e dançarino da Companhia de Dança Garantido Show, esse um novo desafio. “É um sentimento de muita emoção, de cumprir o personagem dentro da arena com dignidade e como venho do Garantido Show, represento não só a mim, mas o grupo de onde eu vim e vamos lá que o Garantido vai ser trinta e três vezes campeão esse ano”, pontuou Fernado.

Cleudison Monteverde, por sua vez ressaltou que vai com tudo e já iniciou a preparação para defender o personagem na arena. “A gente sempre está preparado porque a gente é do boi fazendo parte dos grupos de dança e agora com esse novo desafio a gente agarrou e vamos com todo vapor rumo a nossa vitória. O coração está acelerado, mais isso é muito bom”, disse Cleudison.

Fernando Tenório (Pai Francisco)

Fernando Tenorio é filho de Fernando Tenorio e Joelma Marialva. Começou a brincar do Boi Garantido de Lindolfo Monteverde com 13 anos de idade. Tem 10 anos como dançarino do Garantido Show Parintins, possui experiência de assessoria coreográfica com o item porta estandarte e tem 28 anos de idade.

Rhedlara Monteverde (Catirina)

Rhedlara Monteverde é filha de Rheck Monteverde e Edna Mendonça. Foi batuqueira da baixa por 5 anos, tem 18 anos de idade e é bisneta de Lindolfo Monteverde e neta de dona Maria do Carmo Monteverde.

Cleudson Monteverde (Gazumbá)

É neto de Lindolfo Monteverde, filho de Antônia Alexandrina – filha mais nova de Lindolfo (in memoriam), e Cleuton Aporcino, ex-compositor do Boi Garantido. Foi coreógrafo do Garantido Show (Manaus) por 03 anos e é produtor cultural e pós graduado em Educação Física.

Assessoria de Comunicação do Boi Garantido
Texto: Marcondes Maciel (jornalista)
Fotos: Tom Ribeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *