Tablado

Vencedor do Olhar de Cinema e sucesso entre críticos, “Greice” entra em cartaz nos cinemas brasileiros dia 18 de julho

Dirigido pelo cearense Leonardo Mouramateus, filme é uma coprodução Brasil-Portugal rodada em Fortaleza e Lisboa

 

Premiado como o grande vencedor do 13º Olhar de Cinema, “Greice” chega ao circuito brasileiro no dia 18 de julho. O filme dirigido e escrito pelo cearense Leonardo Mouramateus teve sua primeira exibição no 53º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi sucesso de crítica e público. Antes da estreia nacional, o longa passou por pré-estreias abertas ao público no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife. Rodado em locações de Fortaleza e Lisboa, a produção é assinada pela Glaz Entretenimento (Brasil), com coprodução da Ukbar Filmes (Portugal) e distribuição da Vitrine Filmes.

Através de um tom de humor que se assemelha, em certos momentos, com uma chanchada contemporânea, a narrativa acompanha Greice (Amandyra), uma estudante de Belas-Artes brasileira que vive em Lisboa. Depois de se envolver em um acidente na universidade e receber uma suspensão por tempo indeterminado, Greice volta sorrateiramente para Fortaleza, sua cidade natal, para regularizar seus documentos. Escondida em um quarto de hotel, a jovem tem como artifícios poderosos seu carisma e uma lábia indiscutível. O elenco também inclui os atores Mauro Soares, Dipas e Luara Raio, além da participação especial de Isabél Zuaa, Luciana Souza e Faela Maya.

Eleito o Melhor Filme do Olhar do Cinema, “Greice” também recebeu no festival os títulos de Melhor Roteiro para Leonardo Mouramateus e Melhor Atuação para a protagonista Amandyra. Com sessões esgotadas na mostra curitibana, o filme já teve ótima repercussão entre os críticos. Em sua trajetória internacional, passou por exibições em diversos países, incluindo Espanha, Grécia, Áustria e Polônia. No festival português Indielisboa, a produção venceu o prêmio de Melhor Direção em Filme Português.
O lançamento de “Greice” integra a Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovada no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo no Estado de São Paulo.

Festivais e prêmios

– International Film Festival Rotterdam, Países Baixos (30 Janeiro – 09 Fevereiro, 2024) Premiere Mundial Harbour
– Vilnius IFF Kino Pavasaris, Lituânia (14 – 27 Março, 2024) Smart 7
– Crossing Europe Film Festival, Áustria (30 Abril – 05 Maio, 2024) European Panorama Fiction
– Indielisboa, Portugal (23 Maio – 02 Junho, 2024) Estreia Portuguesa Competição Nacional, Smart 7: Prêmio Nova FCSH Award para Melhor Direção em Filme Português
– Olhar de Cinema, Brasil (12 – 20 June, 2024) Estreia Brasileira Competição Brasileira: Melhor Filme; Melhor Atuação (Amandyra); Melhor Roteiro (Leonardo Mouramateus)
– Filmadrid, Espanha (11 – 16 Junho, 2024) Smart 7
– Transilvania IFF, Romênia (14 – 24 Junho, 2024) Smart 7
– New Horizons IFF, Polônia (18 – 28 Julho, 2024) Smart 7
– Reykjavik IFF, Islândia (26 Setembro – 06 Outubro, 2024) Smart 7
– Thessaloniki IFF, Grécia (31 Outubro – 10 Novembro) Smart 7

Sinopse: Greice, uma jovem brasileira de 22 anos, estuda Belas-Artes em Lisboa. Nos primeiros dias do verão, Greice se envolve com o misterioso Afonso. O casal é responsabilizado por um estranho acidente que ocorre na festa de recepção dos calouros. Greice precisa, então, voltar a Fortaleza, sua cidade natal, para renovar o título de residência. Escondida em um hotel, enquanto evita que sua mãe descubra os apuros em que se envolvera, e contando com a ajuda de alguns amigos, Greice busca um lugar no mundo.

Elenco: Amandyra, Dipas, Mauro Soares, Luara Raio, Isabél Zuaa, Luciana Souza, Faela Maya, Daniel Pizamiglio, Bruna Pessoa, Lucas Galvino, Sandra Hung, Anna Leticya Gomes

Ficha técnica:
Direção: Leonardo Mouramateus
Declaração de gênero da direção: Homem Cisgênero
Declaração de raça da direção: Negra
Roteiro: Leonardo Mouramateus
Produção: Mayra Lucas, Paulo Serpa e Andy Malafaia
Coprodução: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Produção Executiva: Caroline Louise
Direção de Fotografia: Leonardo Simões
Direção de Arte: Tais Augusto e Manu Falcão
Figurino: Dayse Barreto
Maquiagem: Miguel Molena e Netinho Nogueira
Montagem: Karen Akerman, edt.
Edição de Som: Guilherme Farkas
Mixagem: Ariel Henrique
Trilha Sonora Original: Fernando Pereira Lopes
Empresa produtora: Glaz Entretenimento
Coprodução: Ukbar Filmes

Gênero: Drama | Comédia

Sobre Leonardo Mouramateus | Diretor
Leonardo Mouramateus (Fortaleza, 1991) é um realizador, dramaturgo e roteirista brasileiro baseado em Lisboa desde 2014. Doutorando em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa/Instituto Politécnico, Mestre em Arte Multimédia pela FBAUL (onde recebeu o Prêmio Faculdade de Belas-Artes/Caixa Geral de Depósitos), trabalha em permanente contato com as Artes Performativas e a Dramaturgia em Dança, desde 2010, tendo dirigido filmes exibidos em festivais em todo o mundo, incluindo Locarno, Viennale, IDFA, Cinéma du Réel e Bafici. Retrospectivas de seu trabalho foram exibidas na França (Cinemateca Francesa), Colômbia e Holanda (Festival de Roterdão). “António Um Dois Três” (2017), uma coprodução luso-brasileira e seu primeiro longa-metragem, estreou no Festival de Roterdã. “A vida são dois dias” (2022), seu segundo longa-metragem, estreou na competição internacional do FIDMarseille, onde recebeu uma menção honrosa. “Greice”, seu terceiro longa, estreou em 2024, também no Festival de Roterdã, ganhando posteriormente o prêmio de melhor realização no Indielisboa.

Sobre Amandyra | Atriz
Amandyra é atriz e diretora guarulhense. No teatro, seu trabalho tem foco na cultura afropindorâmica como caminho criativo. É diretora do espetáculo “Vulcão Anastácia – O Concerto” (CE). Atualmente, dá vida à personagem Nayara em “Da Ponte Pra Lá”, série da Max Brasil, e estreia seu primeiro longa como protagonista em “Greice”, dirigido por Leonardo Mouramateus.

Sobre Dipas | Ator
Artista e antropólogo, Dipas é um profissional atuante em Fortaleza desde 2003. Seu trabalho se caracteriza, sobretudo, por sua multidisciplinaridade, que constrói diálogos entre música, teatro, cinema e a antropologia. É integrante do grupo Teatro Máquina e, no cinema, já teve oportunidade de trabalhar com importantes diretores, tais como Leonardo Mouramateus, Armando Praça, Samuel Brasileiro, Roberta Marques e Luciana Vieira.

Sobre a Glaz Entretenimento | Produtora
A Glaz é uma produtora dedicada à criação de séries, filmes e animações com alto nível de diversão e emoção. Seus filmes chegaram ao Top 10 de bilheteria nos cinemas brasileiros e estiveram no Top 10 de streaming em várias plataformas. Suas séries e filmes são destaques de crítica e audiência, tanto de ficção, quanto de animação e documentário. Dentre suas mais de 40 produções, destacam-se: o filme Bróder, 2010, exibido na sessão Panorama do Festival de Berlim e ganhador de três Kikitos no Festival de Gramado; o longa “Loucas pra Casar” que somou mais de 3,8 milhões de ingressos vendidos em salas de cinema; a série documental “O Caso Evandro”, sucesso na GloboPlay e indicado ao Emmy Internacional; O longa “Cabras da Peste”, vencedor do prêmio Paulo Gustavo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Fazem parte ainda do line up da Glaz os inéditos “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, e “Saideira”, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes. A Glaz tem em sua missão agregar talentos para realizar obras que cheguem a um público amplo e diversificado.

Sobre a Ukbar Filmes | Coprodutora
A Ukbar Filmes é uma produtora cinematográfica fundada em Lisboa em 2009 por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, e é atualmente uma das principais produtoras de cinema e televisão em Portugal. A Ukbar Filmes tem feito um percurso onde se incluem dezenas de produções cinematográficas tais como Amadeo, Florbela, Soldado Milhões, Vermelho Monet, Comboio de Sal e Açúcar ou Noites Claras. As coproduções da Ukbar chegaram aos principais festivais internacionais como Cannes, Berlim e Veneza (O Homem Que Matou D. Quixote, Gaza Mon Amour). Em 2024, estamos a desenvolver A Marquesa de Alorna, baseada no livro e na figura histórica homónimas; o documentário Curiua-Catu; e as longas, Terra Fenomenal, Cinquenta e Esteiros; e a segunda temporada da série Rabo de Peixe para a Netflix, após o sucesso retumbante da primeira temporada. O que nos inspira é sempre a procura de projetos desafiantes que contém uma boa história.

Sobre a Vitrine Filmes | Distribuidora
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.

A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515 mil espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80 mil espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *