DestaqueForadailha

Polícia Federal realiza ‘Operação Tupinambarana Liberta’ contra crimes eleitorais em Parintins

Durante a Operação Tupinambarana Liberta, a Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 3/10, cinco mandados de busca e apreensão contra ex-secretários, ex-diretor de estatal e oficiais da Polícia Militar do Amazonas, em condomínios de luxo localizados no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus.

As buscas ocorrem nos endereços dos secretários exonerados Fabrício Rogério, ex-secretário de Estado de Administração; Marcos Apolo Muniz, ex-secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa; e Armando Silva do Valle, ex-diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Além dos secretários, o tenente-coronel Jackson Ribeiro dos Santos, que ocupava o cargo de Comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano, e o capitão Guilherme Navarro Barbosa Martins, que atuava na Companhia de Operações Especiais (COE), foram afastados dos seus cargos e serão realocados para funções administrativas enquanto as investigações ocorrem.

A operação começou por volta das 6h, com a participação de aproximadamente 50 policiais federais. O objetivo da ação é desarticular a associação entre membros de facção criminosa e agentes públicos, além de combater crimes como associação criminosa, corrupção eleitoral, abolição do estado democrático de direito, uso de violência para obtenção de votos e impedimento da propaganda eleitoral.

Além dos mandados de busca, a Justiça Eleitoral determinou a proibição de acesso dos investigados ao município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, e o impedimento de contato entre os investigados e coligações partidárias.

A operação foi desencadeada após a apresentação de um vídeo que denunciava membros da alta cúpula do Governo do Amazonas, que planejavam ações, inclusive com o uso das forças policiais, para prejudicar as campanhas dos adversários políticos de Brena Dianná em Parintins.

A Superintendência Regional da Polícia Federal aumentou o efetivo policial para garantir a segurança do pleito na cidade de Parintins, bem como a liberdade da população para exercer o direito democrático ao voto.

Com informações do Portal Rios de Notícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *