DestaqueForadailha

Projeto inovador de alunos do Centro Universitário Fametro ganha emenda parlamentar e promete transformar a saúde em Manaus

Na 7ª edição do Inov@tech, o maior evento de tecnologia e inovação da região Norte, um projeto criado por estudantes da Fametro, intitulado “FILA ZERO”, recebeu uma emenda parlamentar para seu desenvolvimento.
O “FILA ZERO” é um aplicativo que visa melhorar o atendimento de saúde em Manaus. Ele integra o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), utilizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), com uma plataforma de acesso rápido e eficiente para a população. Desenvolvido durante o evento, o sistema permite localizar UBSs próximas em um raio de 5km e fornece informações como especialidades médicas disponíveis (ginecologia, pediatria, entre outras), estoque de medicamentos e tempo estimado de espera.

Equidade em saúde: Um impacto transformador

O grande diferencial do projeto é sua capacidade de promover a equidade no acesso à saúde, um desafio crescente em uma cidade como Manaus, cuja população aumentou 14% entre 2010 e 2022, segundo o Censo. Com o “FILA ZERO”, cidadãos de todas as regiões podem acessar os serviços de saúde de forma justa, minimizando desigualdades no sistema público.

Gratuito e acessível, o aplicativo estará disponível para sistemas Android e iOS, além de contar com uma versão web para usuários que não possuem dispositivos móveis. Atualmente, a ferramenta está em fase de testes, e a previsão é que esteja operacional em breve.

Alunos engajados e desenvolvimento profissional

O projeto foi idealizado por uma equipe multidisciplinar formada por 25 alunos dos cursos de Engenharia da Computação da Instituição de Ensino, sob a orientação do professor João Carlos Silva de Oliveira, especialista em informática e doutorando em informática em saúde pela Fiocruz. Para o professor, o Inov@tech é uma vitrine para inovação e uma oportunidade única para os alunos aplicarem seus conhecimentos na solução de problemas reais.

“Foi um projeto muito bem estruturado, com divisões claras de tarefas que envolveram desde o desenvolvimento do software até a criação de estratégias de marketing e identidade visual. Cada aluno contribuiu com suas habilidades específicas, como programação, design e integração de sistemas”, afirmou o professor João.

Eglany Junior, aluno do 4º período de Sistemas de Informação, destacou o impacto da experiência: “Participar de um projeto dessa magnitude, que pode transformar a vida de tantas pessoas, é algo único. É a oportunidade de aplicar nosso aprendizado em algo que realmente faz diferença.”

Investimentos e perspectivas futuras

A emenda parlamentar garantirá os recursos necessários para o avanço do projeto, permitindo que o aplicativo se torne uma ferramenta robusta e eficiente. Com potencial de expansão para outras regiões do Amazonas e até mesmo para o Brasil, o “FILA ZERO” também oferece benefícios ao governo, ao coletar dados sobre tempos de espera e demandas que podem subsidiar políticas públicas, como a construção de novas UBSs ou reforço de equipes em áreas prioritárias.

Sobre o “FILA ZERO”

O “FILA ZERO” não apenas destaca o talento e a criatividade dos estudantes da Fametro, mas também demonstra como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na solução de desafios sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *