DestaqueTablado

Vozes da toada de boi-bumbá entoam samba-enredo da Unidos da Tijuca para 2021

Sebastião Júnior, do Garantido, e Mara Lima, do Caprichoso, interpretam sambas concorrentes da escola do Rio de Janeiro. Enredo contará lenda do guaraná

 

O intercâmbio cultural entre boi-bumbá e carnaval segue produzindo reconhecimento às vozes da floresta. Nos últimos anos, a presença de personalidades de Garantido e Caprichoso nas escolas de samba evoluiu de participações especiais a demonstrações vocais que encantam compositores e foliões.

A vitrine da vez é a Unidos da Tijuca. Detentora de quatro títulos do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a escola do Morro do Borel iniciará a divulgação dos sambas concorrentes ao carnaval 2021 nesta terça-feira, 1º de dezembro.

Sebastião Júnior, levantador de toadas do Boi Garantido, é o intérprete de um samba concorrente. A empreitada foi exaltada pelo bumbá, em publicação no Twitter, e foi replicada pela escola de samba carioca.

Pelo lado azul, Mara Lima é mais uma voz da toada que envereda o samba. Em sua rede social, a cantora oficial do Boi Caprichoso vibrou com a oportunidade de interpretar um samba da Tijuca e representar o boi da estrela. “A conexão cultural fica registrada”, disse num trecho da publicação.

Enredo – Divulgado há cerca de dois meses, “Waranã – A Reexistência Vermelha” é o enredo do GRES Unidos da Tijuca para o carnaval de 2021. O carnavalesco Jack Vasconcelos desenvolve, pela primeira vez, o carnaval da escola.

Segundo a sinopse, o enredo vai contar a história da lenda do guaraná e da formação do povo indígena Sateré Mawé. Entre as referências bibliográficas, publicações de Henrique Uggé, padre italiano com marcante trabalho missionário em aldeias da etnia, e Yaguarê Yamã, escritor e líder indígena, com passagem pelo Conselho de Arte do Boi Caprichoso.

Deu samba – Os capítulos recentes da conexão cultural registram o samba-enredo “Ivete do rio ao Rio”, do compositor amazonense Paulo Onça, para o carnaval do GRES Acadêmicos do Grande Rio em 2017. A parceria na composição contou com Alan Vasconcelos (sobrinho do sambista) e mais quatro compositores.

Em outubro de 2016, os compositores Moisés Santiago, Adriano Ganso, Jorge do Finge e Aldir Senna convidaram o cantor David Assayag para interpretar “Xingu – O Clamor que vem da Floresta”. O samba-enredo da parceria venceu no GRES Imperatriz Leopoldinense e embalou o desfile da escola em 2017.

David Assayag interpretou outro samba-enredo vencedor. Em setembro deste ano, o cantor emprestou sua voz à composição da parceria do ator e humorista Marcelo Adnet para a Sociedade Rosas de Ouro, do carnaval de São Paulo, em 2021. A escola desenvolverá o enredo “Sanitatem” – “Cura”, em latim.

Fotos: Roger Matos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *