Após repercussão nacional, Semsa e Hospital Jofre Cohen se pronunciam sobre denúncias
Nota esclarece que não houve falta de medicamentos sedativos e explica contenção de pacientes nas macas
Após a repercussão nacional de vídeo gravado no Hospital Jofre Cohen, denunciando a falta de medicamentos sedativo para pacientes intubados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a direção da unidade referência para tratamento da Covid-19 no município emitiram nota de esclarecimento.
Leia a íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins esclarece que não houve falta de medicamentos sedativos em pacientes intubados no Hospital Municipal Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19.
Mesmo com o estoque crítico de bloqueadores neuromusculares no sábado, como informado ao Governo do Estado, em momento algum os pacientes ficaram sem a sedação necessária para mantê-los em ventilação mecânica.
Quanto à denúncia sobre pacientes “amarrados” nas macas, a contenção dos mesmos é necessária para mantê-los em segurança, ao iniciar a diminuição dos sedativos, como no processo de extubação, evitando acidentes com os mesmos em uma movimentação brusca ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado.
A Secretaria informa também que há um número crescente de pacientes em estado grave, com necessidade de remoção a Manaus para tratamento de alta complexidade e que aguarda a transferência realizada pelo Governo do Estado do Amazonas.
Clerton Rodrigues
Secretário Municipal de SaúdeJosimar Marinho
Diretor Geral do Hospital Jofre CohenRenan Nascimento
Diretor Clínico do Hospital Jofre Cohen
Foto: Reprodução.