Primeiro caso de Covid-19 em Parintins completa um ano
Município supera 300 óbitos pela doença e se aproxima dos 9 mil casos desde o início da pandemia
O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Parintins completa um ano nesta segunda-feira, 22 de março. Naquele dia, o município se tornava o primeiro do interior do Amazonas a registrar infectados pelo novo coronavírus.
O primeiro caso desencadeou uma série de medidas contra o avanço da doença, entre elas, a adoção de um protocolo sanitário padronizado – uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social –, atualizado no decorrer da evolução da pandemia no mundo.
Primeiro óbito – Apenas dois dias após registrar o primeiro caso, em 24 de março, o município registrava o primeiro óbito decorrente do novo coronavírus, que seria também a primeira no Amazonas e de toda a Região Norte.
Geraldo Sávio, 49, empresário, apresentou sintomas da doença após retornar de uma viagem a Nhamundá (distante 49 quilômetros de Parintins), onde participou de um torneio de pesca esportiva.
Após ser atendido no Hospital Jofre Cohen com agravamento do quadro de saúde, foi transferido para tratamento especializado em Manaus, ainda sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus. No dia seguinte, a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) divulga o resultado do exame do paciente, confirmando o diagnóstico positivo.
Boletim – Parintins deve chegar nesta semana a nove mil casos de covid-19 desde o início da pandemia. Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), neste domingo (21), o município registra 8.939 casos e 307 óbitos.
As internações seguem em estabilidade – são 60 pacientes, sendo 40 por covid-19 e 20 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As taxas de ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Cuidados Intermediário (UCI) estão em 40,8% e 45,4%, respectivamente.
Texto: Elane Figueiredo e Roger Matos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parintins