Em novo episódio, “Dandariando Podcast” aborda educação e cultura afrobrasileira nas escolas
Convidada do segundo episódio do programa, traz a educadora Ricelen Monteiro
Já está no ar, o segundo episódio do “Dandariando Podcast” projeto criado pela ciberativista e comunicadora Jessica Dandara, que dialoga sobre a vivência, os sonhos e a experiência de artistas e educadores amazonenses e, busca ainda, valorizar a cultura e arte afro produzida na cidade, e visibilizar agentes culturais que atuam tanto na internet, quanto nas periferias e na educação.
No seu segundo episódio, a iniciativa conta com a participação da professora Ricelen Monteiro, professora de Língua e Literatura Portuguesa, da rede estadual de ensino, onde desenvolveu na Escola Estadual Jorge Karam Neto, o projeto Pérola Negra, e uma pesquisa sobre a obra Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus.
“A nossa convidada de hoje é muito especial, nos conhecemos no Encrespa Geral e desde então acompanho algumas de suas atividades. Educadora, ela tá na luta pra dar uma educação de qualidade nas escolas públicas de manaus e desenvolve projetos de afirmação da auto-estima negra, além de realizar um trabalho sobre uma das inspirações do “Dandariando Podcast”, Carolina Maria de Jesus”, explica a idealizadora do projeto, Jessica Dandara.
A professora Ricelen Monteiro, deu início às suas atividades no interior do Amazonas e desde então se sentiu indagada a estimular os alunos que enfrentavam muitas dificuldades para estudar. “Iniciei minha vida escolar na comunidade do Cacau Pirera, tinha que pegar ônibus, pegar balsa e depois ônibus para chegar à escola, essa situação era desafiadora, mas percebia que os alunos, principalmente os da noite, enfrentavam as mesmas dificuldades para estudar”, explica.
Projetos – Ao longo dos anos, a educadora atuou em diversas unidades escolares, mas foi na Escola Estadual Prof Jorge Karam, que a professora desenvolveu projetos de valorização da estética negra, o projeto Pérola Negra, que existe há seis anos e foi criado para trabalhar o dia da Consciência Negra que é celebrada no dia 20 de novembro.
Cada ano, a professora trabalha temáticas como: discriminação racial; o continente africano; diga não ao preconceito; a cultura africana; danças africanas e o mais recente foi empoderamento feminino negro. Aliado a este último projeto, ela inseriu um projeto de pesquisa da escritora negra Carolina Maria de Jesus, trabalhado com os alunos do Ensino Médio.
“Ao me mudar para outro bairro, fui trabalhar na Escola Prof. Jorge Karan, que me deu espaço e apoio para desenvolver com a ajuda de colegas como Alice Carvalho entre outros que abraçaram o Projeto Pérola Negra, que iniciou em 2011. Esse projeto foi um sucesso tão grande que os alunos do vespertino reclamaram que não foi feito a mesma ação no turno deles. Com estes projetos, acredito que a gente pode mudar o pensamento dos alunos, de forma a torná-los seres humanos melhores para uma sociedade que ainda é muito preconceituosa, mesmo nos dias atuais que vivemos”, finaliza.
Dandariando Podcast – Contemplado pelo prêmio Feliciano Lana do programa Cultura Criativa/ Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. A primeira temporada contém três episódios que tem como foco a cultura afro-brasileira na capital amazonense. O primeiro episódio, teve a contribuição do funkeiro Dayrel Teixeira de Azevedo, manauara, criador da página Funkeiros Cults, e a ideia inovadora de relacionar funk e literatura, proposta pela página.
Fotos: Divulgação