Após surto de Covid em navios, cruzeiros têm passagem cancelada em Parintins
Temporada de Cruzeiros tem passagem por Parintins cancelada, após surto de Covid-19 em navios que estão na costa brasileira. O anúncio foi feito pela secretária da Secretaria de Cultura e Turismo de Parintins (Sectur), Karla Viana, na tarde desta segunda-feira, 03 de janeiro, depois que a Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) suspendeu a temporada de cruzeiro pelo menos até 21 de janeiro.
De acordo com Karla Viana, o primeiro navio a passar pela cidade seria dia 22 de janeiro e o último dia 02 de maio. “Por esses primeiros cancelamentos, eu acredito que os navios de janeiro e de março provavelmente serão os cancelados que serão os primeiros”, disse a secretária.
Segundo Karla Viana, a Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) já se pronunciou e que sete navios deixarão de passar por Manaus neste início de 2022 e também que os cruzeiros marítimos com casos confirmados de Covid-19 não têm rota para a Amazônia.
Na última sexta-feira, (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia recomendado ao Ministério da Saúde a suspensão da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, devido ao aumento repentino dos casos de Covid-19 nas embarcações e também pelo risco de transmissão em território nacional da variante Ômicron.
Se por um lado há preocupação com a saúde da população de Parintins, por outro tem a economia, já que a vinda dos navios de cruzeiros para o munícipio impacta na cadeia produtiva do turismo, porque geram emprego e renda para a cidade. A estimativa da secretaria de cultura é que cada turista que desce no município gasta em média, US$ 150 (que corresponde a mais de 800 reais).
Foto: Ingrid Anne/Manauscult