Definido o regulamento do Festival Folclórico de Parintins 2022
Documento foi homologado, será publicado nas próximas horas e terá validade de dois anos
Nesta segunda-feira, 07/03, foi definido o regulamento do Festival Folclórico de Parintins 2022, que terá validade de dois anos. A reunião, que aconteceu na sede da Prefeitura de Parintins, teve a participação do prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), do secretário de Cultura do Estado do Amazonas, Marcos Apolo, dos presidentes Antônio Andrade (Garantido) e Jender Lobato (Caprichoso), do presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), e da secretária de Cultura do Município, Karla Viana.
As principais alterações do regulamento para o 55° Festival Folclórico dizem respeito à volta do guindaste nas apresentações dos bumbás e à qualificação dos jurados, que a partir de agora será cobrado o mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além disso, foi mantida a punição de 1 (um) ponto para o bumbá que entrar com fogos quentes dentro do bumbódromo.
O prefeito Bi Garcia falou sobre a estrutura de jurados para o Festival e sobre o edital para novos jurados se inscreverem, que só poderão àqueles que tiverem mestrado, doutorado ou pós-doutorado. “E assim não temos dúvida que iremos melhorar cada vez mais a forma de julgamento do Festival Folclórico de Parintins, que já é bastante técnica e que há de se aprimorar cada vez mais”, avaliou o prefeito.
Bi Garcia disse ainda que hoje mesmo será homologado o regulamento, que terá validade de dois festivais, para que no segundo semestre do ano que vem possam fazer uma nova avaliação. “E dessa forma assinar o regulamento por cinco anos, que é a normalidade que a gente faz”, explica o prefeito Bi Garcia.
Uma das grandes novidades desse regulamento é o retorno do guindaste para o Festival Folclórico de 2022 que, segundo o presidente do Boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, trará a oportunidade de abrilhantar ainda mais o Festival. “E o Caprichoso tá preparado. A nossa base toda foi nesse regulamento, nosso projeto foi em cima desse regulamento. E a partir de agora a gente consegue dá andamento no projeto e se Deus quiser fazer um Festival maravilhoso e ser consagrado com o título de campeão, que a nação azul e branca espera muito por isso”.
O presidente do boi-bumbá Garantido, Antonio Andrade, avaliou as mudanças do regulamento e disse que o regulamento não teve grandes alterações, mas as necessárias para que se tenha um grande Festival em 2022.
“Dois anos sem Festival, a gente precisa fazer um grande festival, que traga de volta a esperança e sobretudo a autoestima que a gente tem e a economia do município, esse município que vive de cultura”.
Após dois anos sem a realização do Festival Folclórico, no próximo dia 11 de março, está previsto um novo encontro que será realizado no Teatro Amazonas, em Manaus, com órgãos organizadores e patrocinadores, com o objetivo de anunciar a data oficial do 55° Festival Folclórico de Parintins.
Foto: Yuri Pinheiro