Empreendedores de Parintins ganham nova casa do Sebrae para impulsionar negócios
Edifício que recebe o nome do presidente da Fieam, Antonio Silva, abriu as portas em cerimônia nesta quinta-feira, 14/7
Os pequenos empreendedores de Parintins agora têm uma nova casa para desenvolver negócios, gerar empregos e renda. É o Edifício Dr. Antonio Silva, escritório do Sebrae Amazonas inaugurado na manhã desta quinta-feira, 14/7, na Rua João Meireles, Bairro Francesa. A nova estrutura oferecerá espaço para palestras e maior capacidade de atendimento.
Com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amazonas, Muni Lourenço, o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e homenageado Antonio Silva, além do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, a cerimônia de inauguração reuniu vereadores do município, membros do corpo diretor do Sebrae, entidades parceiras e empreendedores convidados.
“O Sebrae no nosso estado tem elevado a prioridade de extrema relevância, a interiorização. A presença maior da instituição junto aos municípios do estado do Amazonas, sem deixar de lado, obviamente, o atendimento da capital”, destacou Muni Lourenço. “Hoje, nós estamos vivendo um momento também de reconhecimento e homenagem a um filho ilustre da nossa terra”, disse.
Antonio Silva agradeceu a reverência e se disse honrado com a homenagem. “Sinto-me extremamente lisonjeado que tenham escolhido meu nome para estampar uma unidade do Sebrae, que desempenha tão importante papel no fortalecimento do segmento empresarial, especialmente naquelas localidades junto a camada de empreendedores que necessitam de melhor atenção e acompanhamento”, declarou.
Também presente no evento, o prefeito Bi Garcia celebrou o novo espaço e vislumbrou parcerias para o desenvolvimento de projetos na Ilha Tupinambarana. “O Sebrae vai ser um instrumento de transformação na vida dos parintinenses. É uma cidade que cresce muito e, graças a Deus, a gente não cresce com pobreza”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, Mateus Assayag e demais vereadores, entre outros órgãos do município e estado. No ato de descerramento da placa do edifício, o bisco Dom Giuliano Frigeni conduziu uma bênção à estrutura nova.
O Sebrae atua com base em Parintins desde 2007, primeiro no espaço da Associação Comercial de Parintins, em seguida mudando para o PAC Parintins, em 2010. A partir de 2011, o atendimento passou a acontecer na Rua João Meireles. Com o início da reforma do prédio, em 2018, o atendimento foi deslocado novamente para o PAC.
Com foco no atendimento ao micro e pequeno empreendedor, o Sebrae ofereceu serviços a 32% das empresas em Parintins com registro até 2021. Foram 2.505 Microempreendedores Individuais (MEIs), 733 Microempresas (ME) e 117 Empresas de Pequeno Porte (EPP) registradas até o ano passado. Os últimos cinco anos ilustram o crescimento do empreendedorismo na cidade, com o aumento de 63 novos MEIs em 2016 para 377 em 2021.
Parintins empreendedora – Há 15 anos presente na Ilha Tupinambarana, o Sebrae atraiu empreendedores que conseguiram transformar seus negócios mediante a consultorias, feiras, cursos e palestras. Uma delas foi a dona da loja de bijuterias Morena Biju, Regiane Lima. Depois de 10 anos dedicada a formar empreendedores por meio da educação profissional, ela usou toda a experiência para investir na própria empresa.
“Abrimos como MEI. Depois, migramos para microempresa (ME), graças ao crescimento. Em todos os momentos que a gente precisou, contamos com assessoria, apoio e conversas com o Sebrae. A receptividade de chegar, conversar, tirar dúvidas tem sido fundamental na construção do nosso sonho”, exaltou Regiane.
A parintinense Keila Mendonça, 48, precisava de renda para sustentar quatro filhos após ficar desempregada. Resolveu apostar na venda de iogurtes caseiros, meio no qual teve acesso às técnicas de produção anos antes. Depois de muitas experiências e persistência, nasceu a Natu-gurt, empresa de iogurtes naturais que tem conquistado o mercado local.
Com o sucesso precoce, Keila procurou o Sebrae para profissionalizar o negócio. “Minha filha disse que tínhamos de fazer cursos para se aperfeiçoar a empresa. As vendas, marketing… Então conseguimos fazer cursos no Sebrae, que tem nos ajudado nessa parte. Fizemos cursos de como aprimorar o negócio, curso de mulher empreendedora, e hoje temos uma boa clientela a partir dessa experiência”, revelou.