Prefeitura de Parintins confirma a primeira morte por varíola dos macacos
A Prefeitura de Parintins confirmou a primeira morte por Monkeypox (Varíola Símia), mais conhecida como varíola dos macacos, por meio de Nota Informativa divulgada na tarde deste sábado, 27/8. O caso é também o primeiro do interior do estado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS PIN) da Coordenação de Vigilância em Saúde de Parintins, trata-se de um indivíduo do sexo masculino, residente do município de Parintins, soropositivo com abandono de tratamento que apresentou febre, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores.
O paciente veio a óbito devido ao agravo de sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado. A provável fonte de infecção ao vírus Monkeypox ainda está em investigação epidemiológica.
O CIEVS PIN informa ainda que recebeu no dia (18.08.22), através do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) FIOCRUZ – AMAZÔNIA, que recebe amostra do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN AM), a confirmação diagnóstica para Monkeypox de um caso notificado no dia 12 agosto (exame laboratorial por PCR em Tempo-Real, com resultado DETECTÁVEL).
Perfil Epidemiológico
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, (26), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), são 19 casos confirmados da doença no estado do Amazonas que, ao todo, tem 65 notificações, 37 casos descartados, 9 suspeitos da doença e nenhum óbito.
Dos 19 casos confirmados, 95% são do sexo masculino – 18 do sexo masculino e 1 do sexo feminino -, com idade mediana de 29 anos (entre 20 anos a 57 anos). Ainda segundo o documento, 76% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecido/a e ou parceiro/a casual, nos últimos 21 dias, anteriores ao início dos sinais e sintomas.
Orientações
Os casos suspeitos de Monkeypox no município de Parintins devem ser notificados ao CIEVS Parintins através do e-mail: cievsmunparintins@gmail.com e devem permanecer em isolamento imediato até o desaparecimento das lesões, conforme NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 025/SES-AM – FVS-RCP – SEMSA Manaus, de 12 de agosto de 2022.
Foto: Yuri Pinheiro