ArenaDestaque

Orleans Tupinambá Nobre vai às lágrimas com homenagem do presidente da FAF, Rozenha

Um dos fundadores da instituição deu nome à sala da presidência. A cerimônia ocorreu na manhã deste sábado (25/02), dia do aniversário de 90 anos do desportista

 

A emoção tomou conta de todos que estiveram presente, na manhã deste sábado (25/02), na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O presidente da entidade, Ednailson Rozenha, prestou uma homenagem a um dos fundadores da instituição, Orleans Tupinambá Nobre, dando o seu nome à sala da presidência. A data escolhida não poderia ser mais propícia, o dia do aniversário de 90 anos de Nobre, que não escondeu a alegria e gratidão pelo presente.

“Isso é muito bom. É a prova de que a gente fez os amigos e hoje eles estão aqui comigo, compartilhando dessa homenagem. Isso é bom demais, a gente ser simples, ser humilde. Eu sou assim, não sou de boçalidade não. Isso aqui é importante, eu gosto disso, sendo assim. Estou muito agradecido”, declarou.

Rozenha destacou a importância do desportista para o futebol amazonense e ressaltou que a homenagem foi merecida.

“O Orleans está na Ata de fundação da FAF. Orleans hoje completa 90% de um século, uma vida inteira dedicada ao esporte, ao futebol amazonense, depois à natação, bicampeão amazonense num dos grandes times que o Fast Clube criou, sócio remido, benemérito, juntamente com Luizinho Albuquerque. Contribuiu a vida inteira para que o futebol amazonense fosse soerguido. É um dos caras que merecem reconhecimento porque a vida do Fast se confunde com a do Orleans e a dele se confunde com a história do futebol amazonense”, explicou.

Há dois meses à frente da FAF, Rozenha garantiu que, assim como, Orleans Tupinambá Nobre outras importantes personalidades do futebol local devem ser lembradas e reconhecidas.

“Essa Federação tem a obrigação de resgatar e valorizar essas personalidades que durante décadas, no caso dele, quase um século, cuidaram e protegeram o futebol amazonense. A sala da presidência se chamará Orleans Tupinambá Nobre, por absoluto reconhecimento. Ele é uma figura maiúscula do futebol amazonense e no que depender da Federação, não só ele, mas outros serão lembrados e valorizados. A gente está muito feliz por prestar essa homenagem no dia em que o Orleans faz 90 anos”, garantiu.

Quem é Orleans Tupinambá Nobre – Orleans Tupinambá Nobre nasceu dia 25 de fevereiro de 1933, na fazenda Bela Vista, em Autazes (distante 111 km de Manaus). Como jogador, foi campeão amazonense pelo Fast Clube, em 1955 e 1960. Ídolo do Tricolor de Aço, após encerrar a carreira começou a fazer parte da diretoria, nos anos de 1970 e 1971, em que o clube foi bicampeão estadual. E na quebra do jejum de mais de 45 anos sem título, em 2016, era um dos principais patrocinadores da equipe.

Por sua atuação em esportes aquáticos, o troféu do torneio regional de Natação, que faz parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), também recebe seu nome.

Texto: Assessoria/FAF
Fotos: Roger Matos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *