DestaqueNailha

Anvisa recomenda a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta quarta-feira, (12/1), a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população. A recomendação foi encaminhada ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República. Se acatada pelo governo, a temporada de navios de cruzeiros em Parintins será cancelada.

A secretaria da Secretaria de Cultura e Turismo de Parintins (Sectur), Karla Viana, já havia anunciado, no dia 03 de janeiro, sobre a suspensão da temporada de cruzeiros no munícipio, em caráter preventivo, até pelo menos dia 21de janeiro. A suspensão foi recomendada pela Anvisa, no dia 31 de dezembro, e acatado pelo governo, devido ao aumento repentino dos casos de Covid-19 nas embarcações e também pelo risco de transmissão em território nacional da variante Ômicron. De acordo com Karla Viana, o primeiro navio a passar pela cidade seria dia 22 de janeiro e o último dia 02 de maio.

A Agência já vinha avaliando a evolução do cenário epidemiológico do Sars-CoV-2 nas embarcações de cruzeiro que operam na temporada 2021-2022. “Os protocolos definidos pela Agência para a operação dos navios de cruzeiro no Brasil trouxeram dispositivos que permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações durante quase dois meses e foram fundamentais para se identificar rapidamente a alteração no número de casos a bordo na penúltima semana epidemiológica de 2021”, diz a nota da Anvisa.

Portanto, diante dessa avaliação, a Anvisa entende que “o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro. Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população”.

Foto: Yuri Pinheiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *