Artigo: De paixões das multidões a momentos fúnebres, eis a conscientização
Roberto Ângelo – simples parintinense
betoangelo.10@hotmail.com
Parintinenses, o título é forte, porém, se faz necessário chegar a essa extremo. Você que é apaixonado, chorar, vibra, se descabela, entrega até a alma por Caprichoso e Garantido, esses bois de pano que, ano a ano, despertam sentimento e emoção nas pessoas, hoje se tornou muito comum vê-los dançando para seus apaixonados torcedores, ilustres, do povo, que não conseguiram vencer o “invisível” e letal mal. infelizmente, muitos exercendo sua profissão, inclusive. Estamos vivendo uma dura realidade.
Entretanto, é por essa analogia, por esse amor e carinho ao seu boi, pelas almas doadas, reitero: não deixe mais que seu boi dance entristecido para pessoas em momentos de luto. Vamos fazer do seu boi a sua paixão, o seu sentimento. Que dancem para os parintinenses vivos, com saúde, cheios de alegria.
Portanto, respeitem as medidas protetivas, o toque de recolher. As aglomerações pelo boi que você tanto ama e muitas vezes doa a vida, devem ser para que Garantido e Caprichoso dancem com alegria, quando tudo passar. Se você os ama faça isso por eles e por todos que amam essa brincadeira.
Cada vez que vocês ouvirem e verem os boletins com diminuição de casos de contaminação, aí que os cuidados devem ser redobrados, sem relaxar, pois esse mal é traiçoeiro.
Em suma, esse mal não irá passar tão cedo. Vai depender muito da sua responsabilidade de entender a coletividade. o seu próximo e você, jovem, adulto que ama seu boi. Será que ainda vai querer o seu boi, que você estampa no peito com paixão na camisa, dançando próximo da urna de cada ilustre torcedor? Ou seria melhor ver o seu boi dançando na arena do Bumbódromo para as multidões em tom emocionante?
A garra que você tem pelo seu boi deve ser a mesma garra para se cuidar e respeitar o seu próximo. Isso tudo passará por você, pelo amor ao seu boi, pelo seu amor próprio e para com seu semelhante. Não deixe essa cena triste continuar até se tornar rotina. Caprichoso e Garantido estão cansando de dançar dessa forma triste. Não é assim que se brinca de boi. Cuidem-se!
Foto: Gerlean Brasil/Parintins 24 Horas.