Artistas da música se mobilizam para reivindicar espaço no ‘Sou Manaus – Passo a Paço’ 2024
Fórum de Música, conselhos estaduais e municipais de música convocam assembleia no próximo sábado, 6
MANAUS – O Fórum Setorial de Música e os Conselheiros de Música: Lóren Lunière (Município) e Mencius Melo (Estado) convocam os artistas manauaras de todo o Estado do Amazonas para um importante encontro: a assembleia geral da classe que discutirá o “Sou Manaus – Passo a Paço” e também a assinatura da “Carta dos Artistas de Música” de Manaus e do Amazonas. O evento acontecerá no sábado (6/7), Palácio da Justiça, localizado na Av. Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, a partir das 15h.
De acordo com o presidente de honra do Fórum Setorial de Música do Amazonas, Everaldo Barbosa, a assembleia é um manifesto político que vem sendo construído há tempos pelas lideranças.
“Essa é a terceira grande mobilização que estamos fazendo com vistas a fortalecer a classe diante de desafios como o de colocar os artistas autorais locais em eventos geridos com dinheiro público”, informou.
Preparativos
Já a Conselheira Municipal de Música, Lóren Lunière destaca que a assembleia é uma prévia do encontro da classe com o novo presidente da Manauscult, Jender Lobato.
“Solicitamos ao presidente Jender um encontro com a classe musical. Ele prontamente agendou para o próximo dia 9 de julho, um encontro com a nossa classe, seus representantes e segmentos”, explicou. “Queremos dialogar e explicar que a dinâmica do mundo das artes mudou. Hoje o mundo quer saber quem são os artistas da Amazônia”, observou.
Conselheiro Estadual na cadeira de Música, o produtor e compositor Mencius Melo corrobora as palavras de Lóren. “Que aula os parintinenses dão de amor à sua cultura, aliás, nossa cultura! E antes que digam que o festival é sucesso por causa das alegorias, aviso que antes das alegorias vem as músicas que falam sobre elas e é justamente a música produzida pelos compositores de Parintins que faz do festival amazônico um sucesso”, destacou Mencius. “Agora pergunto: só existe no Amazonas compositor de toada?”, questionou. “Claro que não! E é isso que eventos como o ‘Sou Manaus – Passo a Paço’ precisam mostrar”, finalizou.l