Boi Caprichoso comemora êxito de atendimentos de saúde em ação de combate à Covid-19
O complexo Zeca Xibelão, na Rua Gomes de Castro, se transformou em posto itinerante de atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo Pereira, do bairro Santa Rita, na manhã deste sábado, 05 de fevereiro. Aplicação de vacina, testes rápidos de Covid-19, HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C foram os serviços disponibilizados aos sócios e torcedores do touro negro.
A iniciativa da Prefeitura de Parintins em parceria com o Boi Caprichoso alcançou a marca de 39 pessoas imunizadas contra a Covid-19, entre a primeira, segunda e terceira dose da AstraZeneca e Pfizer. A Vigilância em Saúde também realizou 25 testes rápidos nasal para detecção do novo coronavírus. Testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C contemplaram 21 pessoas.
O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, ressaltou que a ação é uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abraçada pelo bumbá em combate à Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A diretora da UBS Paulo Pereira, Ana Cláudia Vieira, mobilizou uma equipe de oito profissionais de saúde para os atendimentos no Boi Caprichoso.
O prefeito de Parintins em exercício, Mateus Assayag, e o secretário municipal de saúde, Clerton Rodrigues, marcaram presença no encerramento da ação. O sócio Bruno Freitas, que perdeu o pai, Jorginho do Cantão, vítima da Covid-19, aproveitou a ocasião para levar o filho, Arthur Phelyp Matos Freitas, 12 anos, para tomar a primeira dose da vacina da Pfizer, e elogiou a iniciativa do Boi Caprichoso.
Fotos: Arleison Cruz
Texto: Gerlean Brasil