Brincadeiras de ontem, crianças de hoje: resgatando a memória cultural de Manaus
Em meio ao mundo digital, projeto resgata brincadeiras populares amazonenses, preservando a memória e a cultura local
Nesta terça e quarta-feira (27 e 28 de maio), 30 crianças da Creche Municipal Dorothea de Souza Braga, localizada na Zona Norte de Manaus, participarão do projeto cultural intitulado “Saberes Populares: o resgate de Brincadeiras Infantis Tradicionais de Manaus”, uma iniciativa encantadora que busca valorizar as brincadeiras infantis tradicionais e promover o desenvolvimento saudável das crianças.
Idealizado pelo pedagogo Wagner Moreira, o projeto foi pensado especialmente para marcar a Semana Mundial do Brincar 2025 (SMB25), comemorada de 24 de maio a 1º de junho, que em sua 16ª edição, traz como tema “Proteger o encantamento das infâncias”.
Segundo Wagner Moreira “o brincar é mais do que uma diversão, é um direito fundamental das crianças e uma ferramenta essencial para seu crescimento cognitivo, social, físico e emocional, devendo ser um compromisso da família, educadores e da sociedade, isto é, um compromisso coletivo. Além disso, é preciso esclarecer que estas brincadeiras funcionam como pontes para o passado, pois ao brincar, as crianças se deparam continuamente com vestígios construídos pelas gerações anteriores, mantendo viva a cultura popular, a memória, a história e a identidade cultural de Manaus”.
Para tornar a experiência ainda mais divertida e educativa, a Companhia Artística Cultura Amazônica convidou duas artistas da produtora “Macarrão Animações e Eventos”, a Palhaça Yakissoba (Naymeê Sahdo) e a Palhaça Miojo (Naruna Sahdo). Elas conduzirão as atividades, incentivando as crianças a se reconectarem com brincadeiras tradicionais, que estão sendo deixadas de lado em meio ao uso excessivo de celulares. Neste repertório, estão macaca, queimada, brincadeiras de roda, coelho sai da toca, pular corda, contação de histórias, entre outras.
Além das duas artistas e do pedagogo, uma equipe multidisciplinar integra o projeto, entre eles, uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que estará presente durante toda a realização do projeto, ampliando a acessibilidade comunicacional.
Wagner Moreira destaca a importância do lúdico na formação infantil e reforça que atividades como essas ajudam as crianças a passarem menos tempo no mundo digital, promovendo interação, criatividade e alegria.
“Utilizar brincadeiras tradicionais como estratégia metodológica favorece a aprendizagem significativa, pois possibilita às crianças relacionar conhecimentos culturais com suas experiências cotidianas, promovendo o desenvolvimento integral por meio de práticas lúdicas que estimulam a atenção, a memória e a socialização.”
Este projeto foi contemplado pelo edital nº 08/2023 – Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público de Fomento à Cultura Popular, do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Fotos: Marcos Freitas
Mais informações:
Cultura Amazônica Assessoria
Wagner Moreira (92) 9 9982-3655| DRT: 0001593/ AM
Yghor Palhano (92) 9 9502-4766/ (92) 9 8183-9898| DRT: 0001599/ AM