DestaqueTablado

Caprichoso e Garantido voltam a duelar, mas dessa vez em miniatura

Disputa vai ocorrer no próximo domingo, 28, a partir das 19 horas

 

O embate entre azul e vermelho em Parintins parece que não tem fim. Agora os antagonistas são o Mini Caprichoso e o Mini Garantido, que vão travar uma disputa no Festival Folclórico em Miniatura, que em 2022 chega a sua 20ª edição. A disputa vai ocorrer no próximo domingo, 28/8, a partir das 19h, no ginásio Benedito Azedo, bairro Palmares.

O primeiro Mini bumbá a se apresentar é o Caprichoso, que este ano vai em busca do quinto título consecutivo do festival e defenderá o tema ‘Legado’. Já o Mini Garantido vai tentar interromper a sequencia de títulos do rival com o tema ‘Parintins, Cultura Viva’.

O presidente do Mini Caprichoso, Ronaldo Alfaia, disse que o bumbá vai exaltar e ressaltar o legado cultural, como herança para futuras gerações. “Vamos falar do legado da nossa cidade, que é feita de uma miscigenação do branco, do negro e do índio. O legado dos pescadores, dos filhos de pescadores que são lá do Itaúna (bairro onde o Mini Caprichoso foi fundado). Então vamos falar tanto do legado do mini boi quanto do legado da nossa cidade, que tem essa interação cultural. Vamos falar sobre o legado do Mini Caprichoso que vem passando de geração em geração”, destacou Alfaia.

O músico Edilber Bass, que é o atual presidente do Mini Garantido, disse que o bumbá pretende apresentar todas as vertentes culturais existentes em Parintins, além do lado religioso, que é muito exaltado pelos artistas.

“A escolha do tema se levou pela volta dos nossos Festivais, depois desse período pandêmico que a gente passou, e as pessoas que a gente perdeu, os artistas que nós perdemos e o Mini Garantido se insere nesse contexto como se fosse ali o renascer da cultura, visto que vários artistas que estão hoje trabalhando no boi grande, que a gente fala, saíram dali do reduto do boizinho, não só do Mini Garantido, mas também do contrário”, disse o músico Edilber Bass, que é o atual presidente do Mini Garantido.

   

Azul – Fundado no ano de 1993, na rua Sila Marçal, no bairro do Itaúna I, o Mini Caprichoso promete fazer um espetáculo bem compacto e bonito para se tornar pentacampeão do Festival Folclórico em Miniatura. “Cerca de 100 pessoas estão envolvidas no projeto do Mini Caprichoso. A nossa apresentação deve durar pelo menos 1h36 minutos, no qual iremos mostrar um boi bonito, compacto e campeão”, completou o presidente, Ronaldo Alfaia.

Vermelho – O Mini boi vermelho e branco, fundado no ano de 1990 pelos irmãos Francijaner e Francijuner Matos, no bairro Djard Vieira, vai ter pelo menos 90 pessoas trabalhando para evitar que o rival vença pelo quinto ano seguido. “Acredito que o boi está no nível bem superior aos outros anos, nível bem alto, e acredito que todos os pontos do boi estão fortes. Os torcedores, as pessoas que vão nos prestigiar podem aguardar grande surpresas. Vamos fazer muita coisa diferente, tanto em alegoria quanto em tribo, nos próprios itens individuais. Vamos inovar”, declarou Edilber Bass.

Festival – O festival, realizado há mais de 20 anos, tem o objetivo promover a inclusão social através da arte, manifestada na brincadeira dos bois em miniatura. Além disso, o evento serve como uma vitrine para novos talentos, muitos dos artistas que estão nos “bois grandes” passaram pelos bumbás em miniatura.

Fotos: Reprodução

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *