CBF regulamenta futebol misto e mecanismo de dispensa etária no Brasil
As ferramentas foram criadas com intuito de promover a prática do futebol por mulheres no país
Na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu o futebol misto em competições amadoras no país e introduziu o mecanismo de dispensa etária (MDE). Essa regulamentação é uma ferramenta para promover a prática do futebol por atletas femininas no Brasil.
De acordo com esta resolução, fica permitido a formação de equipes compostas por atletas masculinos e femininos, sem limitações, desde as categorias de base à fase adulta não profissional. Assim como a participação de equipes, exclusivamente femininas em competições masculinas. Porém, é proibido o registro de atletas masculinos nas categorias femininas, sendo exclusivas às mulheres.
A CBF também instituiu o mecanismo de dispensa etária (MDE), no qual permite que uma equipe, exclusivamente feminina ou uma atleta possa participar de competições amadoras mistas em uma categoria inferior. Como por exemplo, meninas com até 20 anos (Sub-20) podem ser autorizadas a participar de competições mistas, com meninos de até 15 anos (Sub-15). Isso fica a critério da entidade organizadora que utilizar o MDE como referência no regulamento específico de suas competições.
Portanto, a através dessa resolução, a CBF recomenda a adoção do futebol misto e do mecanismo de dispensa etária nas competições não profissionais, e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) compartilha com os clubes e ligas filiadas. Em prol da inclusão, buscando a igualdade de gênero para que o futebol continue se desenvolvendo e mantendo seu papel de liderança no esporte.
Confira o documento na íntegra: RDP 01-2023 – Futebol Misto e MDE
Foto: Ricardo Duarte/CBF