Cirandas de Manacapuru contam com vozes consagradas do Festival de Parintins
Sebastião Júnior, Márcia Siqueira e Edilson Santana serão cantadores de cirandadas
As disputas que marcam os festivais folclóricos na Amazônia vêm se tornando mais competitivas. Ano a ano, o intercâmbio cultural tem fortalecido o conjunto musical das agremiações. Faltando duas semanas para a 24ª edição de seu festival, as cirandas de Manacapuru bebem dessa fonte e caminham para uma disputa que promete entrar para a história como uma das maiores já vistas no Parque do Ingá.
Após dois anos de hiato decorrente da pandemia, Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada voltam à arena para disputar um título, com times musicais reforçados por vozes consagradas do Festival Folclórico de Parintins. Três dos quatro levantadores de toadas do Boi Garantido em 2022 foram anunciados.
A Ciranda Flor Matizada foi quem primeiro apresentou seus ‘reforços’. A lilás e branco anunciou Márcia Siqueira e Mara Lima. Márcia já passou por uma das cirandas rivais – a Guerreiros Mura – enquanto que Mara tem forte identificação com a ciranda. Ambas já gravaram álbuns oficiais de cirandadas, que podem ser ouvidos nas plataformas digitais.
Márcia Siqueira e Mara Lima se unem a Ericsson Mendonça, o Erinho, ídolo na Flor Matizada e experiente cantador. Além de Manacapuru, Erinho brilha no Festival dos Peixes Ornamentais de Barcelos (Fespob) pelo Cardinal e já teve seu nome ventilado no Boi Caprichoso, quando na ocasião da busca por um novo levantador de toadas – Patrick Araújo foi o escolhido.
Maior campeã do Festival, a Ciranda Guerreiros Mura também tem novidades. A agremiação do bairro da Liberdade anunciou um velho conhecido da nação guerreirense – Edilson Santana, que já gravou álbuns da ciranda e interpretou cirandadas na arena.
Na Ciranda Guerreiros Mura, Edilson Santana gravou o álbum “Utopia Cabocla”, de 2009. O álbum também contou com as vozes de Márcia Siqueira, David Assayag e Arlindo Júnior. Além de Edilson, a cantora Luanita Rangel também se junta ao ícone Gamaniel Pinheiro para entoar as cirandadas no espetáculo de 2022.
Atual campeã, a Ciranda Tradicional anunciou Sebastião Júnior. O ex-levantador de toadas do Boi Garantido fará sua estreia no universo cirandeiro de Manacapuru, onde se junta a Bruno Souza, icônico cantador da vermelho, dourado e branco.
Para ouvir – Enquanto os cirandeiros aprimoram o bailado para o espetáculo, os músicos das cirandas seguem produzindo a trilha sonora do festival. Até o momento, a Flor Matizada é a única com álbum 2022 finalizado e disponível nas plataformas digitais.
Segundo anunciado, nas próximas horas, o novo álbum da Ciranda Tradicional será disponibilizado para audição. A Ciranda Guerreiros Mura está em fase final de produção e, atualmente, conta com duas cirandadas disponíveis nas plataformas digitais – sendo uma versão oficial e outra demonstração.
Festival – A Ciranda Guerreiros Mura abre o festival na sexta-feira (26). No sábado, 27, é a vez da Ciranda Tradicional – atual campeã. A Ciranda Flor Matizada, no domingo (28), encerra o festival.
Fotos: Reprodução/Facebook