Com Remo de volta, Série B poderá ter três clubes nortistas após 18 anos
Para se manter na segunda divisão, Amazonas precisa de seis pontos em trinta possíveis; Paysandu precisa da metade que ainda disputa
O Remo está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O leão paraense venceu o São Bernardo por 1 a 0, pela penúltima rodada da segunda fase da Série C. Jogando diante de 54.864 torcedores presentes ao Mangueirão, Ytalo marcou o gol da vitória que garantiu o acesso após três anos.
Com o retorno do Remo, o Brasileirão Série B poderá ter três clubes nortistas após 18 anos. Garantido na edição de 2025, o azulino aguarda pelo desfecho da atual temporada. O rival Paysandu e o Amazonas seguem na disputa, que ainda tem nove rodadas a serem realizadas.
A última vez que três clubes representaram o Norte na Série B foi em 2006 – a dupla RePA e o amazonense São Raimundo. Ao final de 38 rodadas, Papão e Tufão foram rebaixados à terceira divisão nacional. No ano seguinte, o Remo desceu e o Norte só retornou à Segundona seis anos depois, em 2013, com o acesso do Paysandu.
Paysandu – Atualmente na 14ª posição, o Paysandu olha para a parte de baixo da tabela. Com 33 pontos, o Papão está a três do CRB, que abre a zona de rebaixamento. Segundo projeções matemáticas, são necessários 45 pontos para se livrar da queda à Série C e o Papão necessita de doze em 27 possíveis. A sequência de jogos é a seguinte: CRB (fora), Chapecoense (casa), Operário (fora), Coritiba (casa), Ceará (fora), Ponte Preta (fora), Brusque (casa), Novorizontino (fora) e Vila Nova (casa).
Amazonas – Atualmente na 11ª posição, o Amazonas vive um dilema no meio da tabela. A Onça-pintada olhava para a parte de cima quando, pela 27ª rodada, vencia por 2 a 1 o Operário e encurtava para cinco pontos a distância para o G-4. Nas rodadas seguintes, foi ao Sul e voltou derrotado por Brusque e Chapecoense, viu a distância para o acesso à elite aumentar para oito pontos e nem mesmo os nove de diferença para o CRB, que abre o Z-4, tem livrado o time da desconfiança da torcida.
Para quem já torce pela permanência na Segundona, a conta é somar seis pontos em 30 possíveis – a equipe amazonense tem um jogo a mais, diante do Goiás, pela última rodada do primeiro turno. A sequência de jogos é a seguinte: Novorizontino (casa), Coritiba (fora), Avaí (casa), Vila Nova (fora), Botafogo-SP (casa), América-MG (casa), Guarani (fora), Goiás (casa e jogo atrasado, fora) e Ituano (fora).
Amazonenses na Série B – Após a queda do São Raimundo à Terceirona em 2006, o futebol amazonense ficou 17 anos sem um representante na Série B. O Amazonas conquistou o acesso em 2023, erguendo o primeiro título brasileiro de um clube amazonense. Anterior à Onça-pintada e Tufão, quatro clubes disputaram a segunda divisão: Fast (1982), Princesa do Solimões (1989), Rio Negro (1991) e Nacional (2001).
Texto: Roger Matos
Fotos: Reprodução/Clubes