Comissão autoriza pedido de empréstimo externo para Parintins
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou pedido de empréstimo externo do governo do Amazonas no valor de 70 milhões de dólares (MSF 57/2024). Dinheiro será investido em programa de saneamento da cidade de Parintins, famosa pelo festival folclórico que tem a disputa dos bois Garantido e Caprichoso. Relator, Omar Aziz (PSD-AM), diz que Parintins enfrenta sérios problemas de saneamento.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU PEDIDO DE EMPRÉSTIMO EXTERNO DO GOVERNO DO AMAZONAS NO VALOR DE 70 MILHÕES DE DÓLARES. DINHEIRO SERÁ INVESTIDO EM PROGRAMA DE SANEAMENTO DA CIDADE DE PARINTINS, FAMOSA PELO FESTIVAL FOLCLÓRICO QUE TEM A DISPUTA DOS BOIS GARANTIDO E CAPRICHOSO. FINANCIAMENTO EXTERNO SEGUIU COM PEDIDO DE URGÊNCIA PARA O PLENÁRIO DO SENADO.
O empréstimo de 70 milhões de dólares aprovado pelos senadores vai para a cidade de Parintins, famosa pelo festival folclórico que acontece no Centro Cultural, também conhecido como Bumbódromo. A manifestação, que coloca em lados opostos as agremiações Boi Garantido e Boi Caprichoso, é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Mas o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, diz que Parintins enfrenta problemas de saneamento, e o financiamento externo obtido pelo governo do estado será importante para a cidade.
É uma cidade no Baixo Amazonas. Quando a gente fala baixo, é porque ela está abaixo do nível do Rio Amazonas. No Baixo Amazonas, nós temos, em época de seca, muita dificuldade e temos, na época da cheia, também um grande problema que são as inundações de ruas e temos problemas de saneamento muito grave. Por isso esse empréstimo, que é de uma importância grande para a cidade. É um pedido do Governo do Estado do Amazonas. O dinheiro virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento.