DestaqueForadailha

Comunidades do Rio Itacoai recebem mutirão de saúde para levar qualidade de vida aos ribeirinhos do Vale do Javari

Profissionais levaram às comunidades uma série de atendimentos voltados para a saúde, testes clínicos e ações de caráter social

 

MANAUS – Uma ação voltada para as comunidades ribeirinhas do Rio Itacoai marcou a última semana na área do Vale do Javari. Equipes da prefeitura de Atalaia do Norte desembarcaram nas localidades Santa Cruz, Cachoeira, São Gabriel e São Rafael. Antes delas, a comunidade São João já havia recebido a comitiva médica. As equipes utilizaram a Unidade Básica de Saúde Fluvial do município.

Ao todo mais de 200 pessoas foram atendidas e cerca de 420 procedimentos foram realizados entre consultas Médicas, consultas de enfermagem (pré-natal), atendimentos de dentista, realização de Papanicolau (que é o exame preventivo) e testes rápidos para ISTs, vacinação, coletas de sangue para exame de malária, dispensação de medicamentos.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), James Guedes, a ação visa dar qualidade de vida às populações do Itacoai e por consequência, do Vale do Javari: “Nosso objetivo é cuidar dessas populações levando saúde a quem mais precisa e quem nem sempre pode se deslocar à sede do município para receber esses tratamentos”, destacou o secretário.

Atenção – James assinalou os desdobramentos do trabalho médico. “Disponibilizamos uma série de exames e fizemos consultas com o objetivo claro de prevenir doenças e fazer diagnósticos para cuidar daqueles que exigem uma atenção especial do poder público. Nossa meta é levar mais atendimentos para atingir o maior número de comunidades possíveis”, adiantou. Além das ações da Semsa, a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) também participou com o “Programa Criança Feliz”, na atualização do cadastro do bolsa família e na emissão de carteira de identidade.

Já a titular da Secretaria de Assistência Social, Cleide Paiva, enfatizou que a união entre as pastas visa fortalecer o conjunto de ações que vem para beneficiar a população. “Sabemos que unidos, a Semsa e a Semas, somos mais fortes e eficientes no atendimento ao público afinal, estamos em plena Amazônia, em uma região delicada e que precisa do esforço de todos os entes públicos para que ela e suas populações sejam protegidas. Estamos buscando fazer cada vez mais”, finalizou.

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *