Convenções partidárias para Eleições 2020 estão autorizadas a partir desta segunda-feira (31)
TSE autorizou que convenções sejam feitas de forma virtual ou presencial até 16 de setembro
As convenções partidárias, que vão definir as coligações e escolher os candidatos a prefeito e vereadores nas eleições municipais, têm início nesta segunda-feira (31), no Amazonas, e em todo o país. Além disso, também inicia o período para registro de candidaturas no TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, este ano, que as convenções fossem realizadas de forma virtual, pelos partidos, por conta da pandemia do coronavírus, que já infectou mais de 117 mil pessoas no Amazonas e matou mais de 3,6 mil.
De acordo com a resolução, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual ou presencial até 16 de setembro, atendendo às recomendações de saúde para evitar a propagação do vírus.
Este ano, a data do pleito foi adiada em decorrência do avanço no número de casos do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 15 de novembro, e o segundo está marcado para o dia 29 de novembro.
Eleitorado amazonense
O Amazonas tem 2.503.269 de eleitores aptos a votarem, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo quarto ano eleitoral consecutivo, as mulheres são maioria do eleitorado amazonense. Os dados mostram que mais da metade (51,%) são do sexo feminino, e os homens representam 48,7% do eleitorado.
Nas eleições de 2020, os eleitores vão escolher um prefeito e 42 vereadores no dia 15 de novembro. As eleições foram adiadas em todo o país, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Este ano, o Amazonas terá um número de urnas e sessões reduzido no pleito.
Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Aristóteles Thury, a medida acontecerá devido a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de remanejamento de urnas para o Mato Grosso do Sul.
DATAS: Rede Amazônica divulga calendário de cobertura da Eleição 2020 em Manaus
Com o adiamento das eleições municipais, em razão da pandemia de Covid-19, todo o calendário eleitoral foi alterado.
Confira cronograma
- a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
- 31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual;
- 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;
- 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet
- 15 de novembro: 1º turno das eleições;
- 29 de novembro: 2º turno das eleições;
- 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;
- 18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos;