DestaqueNailha

Covid-19: Parintins é terceiro em casos da Ômicron no interior

Segundo a FVS-RCP, variante predomina em 92% das amostras de testes

 

Um comunicado de risco emitido nesta quarta-feira (19), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), trouxe a confirmação que a variante ômicron do novo coronavírus já se espalha pelo estado.

No interior, Parintins já se encontra no terceiro lugar em casos da variante – são 04 detectados –, atrás de Manacapuru e Itapiranga, com 04 e 05 casos, respectivamente. Os demais casos, distribuídos de acordo com município de residência: Apuí (01), Atalaia do Norte (01), Autazes (01), Beruri (02), Iranduba (01), Itacoatiara (02), Lábrea (01), Nhamundá (01) e Urucará (01).

O levantamento da notificação leva em conta o endereço cadastrado no cartão Sistema Único de Saúde e que ainda se encontra em investigação pelas respectivas vigilâncias municipais.

Detecção – A predominância da variante ômicron foi detectada em 92% das 589 amostras de testes tipo genoma sequenciados pelo laboratório da fundação. Destes, 19 são residentes de outros estados, 504 de Manaus e 24 no interior do Amazonas. As amostras analisadas são de 31/12/2021 a até o dia 08 de janeiro.

Novo protocolo – A partir desta quarta-feira (19), Parintins passa a adotar um novo protocolo para publicação do Boletim Diário da Covid-19. Serão notificados os diagnósticos positivos do teste rápido de antígeno. Até ontem (18), só eram registrados os testes positivos feitos por meio do RT-PCR, processados em Manaus, a partir do material enviado do município. A mudança atende à nota técnica 04/2022, da FVS-RCP, a qual passou a vigorar em todo o estado.

Boletim – Hoje, o Amazonas registrou 7.505 novos casos de Covid-19, o maior da série histórica desde o início da pandemia. Em Parintins, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) informou 35 novos casos, 11 novas internações e 08 altas de isolamento nas últimas 24 horas.

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM e Reprodução/Prefeitura de Parintins

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *