Deputada Mayra Dias solicita núcleo de inclusão socioassistencial e atividades adaptadas para pessoas com deficiência em Manaus e interior
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) usou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), neste Dia Internacional da Síndrome de Down, para indicar ao Governo do Amazonas, a implantação do Projeto de Inclusão Social, direcionado para pessoas com deficiências, denominado: “Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas”.
O objetivo é viabilizar um conjunto de serviços por meio da rede socioassistencial, a fim de garantir maior qualidade de vida ao público alvo. “É muito importante a gente falar de ações, que sem dúvida, vão fazer a diferença na vida dessas pessoas. Eu já idealizei esse projeto, que ainda é pequeno em Parintins, mas queremos ampliar cada vez mais”, explica a deputada.
O projeto Girassol, implantado em Parintins, é pioneiro e já atendeu mais de 20 mil pessoas. “São atendimentos não só para as pessoas com deficiência, mas também para a família, porque a gente sabe que não é fácil tem existem muitas dificuldades e precisamos preparar psicologicamente os pais para saberem lhe dar com todas as situações”, informou.
A ideia é que o novo Núcleo atenda as pessoas com deficiências múltiplas-DMU, com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH, com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA, com Síndrome de Down, idosos com mobilidades reduzidas e acamados, sequela de paralisia cerebral, dentre outras. “O núcleo vai ajudar não só a estimular a potencialidade dessas pessoas, mas também contribuir com seus familiares”, concluiu.
Foto: Tadeu Rocha