DestaqueNailha

Em Parintins, projeto “Aurora: MP por Elas” realiza aula inaugural de cursos de capacitação

Ação busca proporcionar autonomia e promover capacitação a mulheres vítimas de violência doméstica. Projeto já contemplou mais de 100 pessoas

Na última semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Parintins (CMDDM/PIN), realizou a aula inaugural dos cursos do projeto “Aurora: MP por Elas”. A iniciativa, que conta com apoio da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), tem como objetivo promover a capacitação e proporcionar autonomia a mulheres vítimas de violência doméstica, contribuindo para o fortalecimento de seus direitos.

O evento contou com a presença da promotora de Justiça Marina Campos Maciel, da coordenadora do Senac, Jocemilda Viana, da conselheira do CMDDM/PIN, Joana Darc Oliveira Novo, e da secretária-executiva do CMDDM/PIN, Hevelin Guerreiro Mesquita.

Para a coordenadora do projeto e titular da 3ª PJ de Parintins, a promotora Marina Campos Maciel, é extremamente gratificante acompanhar seu desenvolvimento e perceber que o Ministério Público, juntamente com seus parceiros, tem atuado como um verdadeiro agente de transformação social, auxiliando mulheres vítimas de violência doméstica a trilhar um novo caminho. “Já foram 125 pessoas contempladas com esse projeto e a expectativa é de que esse número cresça exponencialmente nos próximos meses. O projeto tem sido acompanhado de perto pela 3ª Promotoria de Justiça de Parintins e há previsão para adesão de novos parceiros em breve”, ressaltou a promotora.

Os cursos, que tiveram início na última quinta-feira (22/05), são para as seguintes funções: auxiliar de cozinha, frentista e operador de caixa, no turno matutino; porteiro e vigia, no vespertino; e copeiro hospitalar e técnico em enfermagem, no noturno.

O projeto “Aurora: MP por Elas” atua em prol do fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em Parintins, oferecendo suporte por meio de cursos profissionalizantes, rodas de conversa e apoio psicológico. Além da assistência destinada às vítimas, o projeto visa também promover a reeducação dos agressores por meio do Programa de Recuperação e Reeducação do Agressor.


Texto: Grazi Silva
Foto: Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *