Equipes sociais do Estado atendem familiares das vítimas do acidente no Festival de Ciranda de Manacapuru
Seguindo determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) se mobilizou para acompanhar e prestar assistência aos familiares das vítimas do acidente com um guindaste na apresentação da Ciranda Flor Matizada, durante o Festival de Cirandas de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), na noite do último domingo (28/08).
No Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste de Manaus, a assistente social da Seas, Luciane Pereira, coordenou a equipe que fez o acolhimento das famílias de pacientes internados.
“A equipe da Seas está dando apoio, desde Manacapuru, às famílias, verificando a questão de material de higiene pessoal, cobertor, transporte e alimentação e viemos também aqui para o João Lucio pra dar esse suporte”, relata.
Durante o Festival no município, havia uma equipe de profissionais da Seas que realizava abordagem social. Com o acidente, eles foram direcionados, imediatamente, para o Hospital de Manacapuru, para acompanhar a chegada das vítimas.
“Toda equipe foi deslocada lá para o hospital, justamente para realizar essa acolhida, tanto as assistentes sociais quanto os psicólogos, em parceria com o município, para verificar a situação de cada um, em relação a documentos, em relação a vestimenta e transporte se fosse o caso de precisar se deslocarem até Manaus”, disse a assistente social.
Ítalo de Souza, 26, marido de uma das vítimas que segue hospitalizada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, Lulinete Silva Nascimento, 27, conta como está sendo o apoio neste momento.
“ O apoio está sendo, desde lá, da nossa cidade Manacapuru. Estamos sendo acompanhado pela assistente social e pela psicóloga, que vem acompanhando nós desde lá, na hora que aconteceu o ocorrido, lá no Parque do Ingá. O apoio está sendo muito maravilhoso do estado”, salientou.
Ele afirmou que a esposa participa das apresentações da Ciranda, desde 2012, e só deu uma pausa, durante as duas gestações. “Ela já participou em 2012 e 2013, aí parou no decorrer que teve as crianças, e voltou agora em 2022. Não esperava, nós estávamos alegres com a apresentação dela que estava voltando e acontece né, vamos superar”, disse disse o marido.
Fonte: Secom