DestaquePavulagem

Espia só! Amazonenses que fazem parte da história de Jô Soares na TV

Ícone da TV brasileira faleceu na manhã desta sexta-feira (5)

 

Jô Soares morreu às 2h30 desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Apresentador, humorista, ator e escritor, estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 28 de julho.

A carreira como apresentador começou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com o programa “Jô Soares Onze e Meia”, que foi ao ar entre 1988 e 1999, rendendo 6.927 entrevistas. Em 2000, o humorista iniciou na TV Globo aquele que se tornou seu programa mais famoso, o “Programa do Jô”, encerrado em 2016, com mais 14.426 entrevistas.

A FOLHA pesquisou raros registros de amazonenses que passaram pelos talk shows de Jô Soares nas duas emissoras. Uma das mais marcantes participações foi a da Banda Carrapicho. No auge do sucesso na França, a banda liderada por Zezinho Corrêa ocupou o badalado sofá de entrevistas. Zezinho faleceu em 6 de fevereiro de 2021, por complicações decorrentes da Covid-19.

O artista amazonense Oscarino Farias Varjão, criador do boneco Peteleco, foi mais um entrevistado por Jô Soares. Em 14 de novembro de 2000, o duo artístico com mais de cinco décadas de parceria contou ao apresentador detalhes e curiosidades sobre suas apresentações na região Norte.

Em novembro de 2016, um projeto de lei estadual tornou o boneco Peteleco – criação de Oscarino – Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas. Oscarino faleceu em abril de 2018, aos 81 anos.

Mais artistas – Levando a toada de boi-bumbá pelo país e o mundo como a banda Carrapicho, Arlindo Júnior foi mais um artista que marcou a história de Jô Soares como apresentador, passando pelo talk show em meados da década de 1990.

Numa rede social, a cantora amazonense Eliana Printes manifestou pesar pela partida de Jô Soares, lembrando sua participação no programa. “Uma sexta-feira triste para o Brasil. Tive o prazer e a satisfação de participar […] Lembro que ele passou pelo camarim e me cumprimentou com muita gentileza”, diz um trecho da publicação.

O parintinense e servidor público Flávio Lima de Matos foi entrevistado na década de 1990. No meio cultural, Flávio é conhecido como ‘Vela’ e dedica muitos anos de sua vida à Marujada de Guerra do Boi Caprichoso.

Colunista, promoter e apresentador, Tio Adão foi entrevistado por Jô Soares em 2003.

Fotos: Reprodução/Internet

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *