FAF confirma finais do Campeonato Amazonense; conheça campanhas de Manaus e São Raimundo
Iniciado em 6 de março, o Campeonato Amazonense 2021 será decidido por Manaus e São Raimundo. De um lado, o esmeraldino chega à quinta final consecutiva. Do outro lado, o alviceleste está de volta à decisão estadual após 14 anos.
A equipe do Manaus iniciou a competição vencendo o estreante JC por 3 a 1, na Arena da Amazônia, com gols de Vanilson (duas vezes) e Philip. Foi o único jogo do Gavião do Norte sob o comando de Luizinho Vieira.
Na sequência, já com o novo técnico, Luizinho Lopes, teve pela frente o Clipper (campeão da Série B 2020), Penarol, Iranduba, Princesa do Solimões, São Raimundo, Amazonas e Nacional. Finalizando a primeira fase como líder, com a campanha em oito jogos – seis vitórias e dois empates. Com o ataque mais positivo (15 gols marcados) e a defesa menos vazada (5 gols tomados).
Nas quartas de final, novamente, a equipe do Manaus tinha pela frente o vice-campeão da Série B (que já havia enfrentado na estreia da competição). No primeiro jogo, em Itacoatiara, vitória de 2 a 0. Na volta, goleada de 5 a 1. Dois jogos onde o Gavião do Norte mostrou a sua superioridade em campo.
Nas semifinais, o Manaus enfrentou o Nacional – maior campeão estadual e único a vencer o Gavião, em partida válida pela 8ª rodada, por 1 a 0. Na primeira partida, o Gavião fez 3 a 0 no Clube da Vila Municipal. Na volta, outra vitória, 3 a 1. Mais uma vez o Manaus mostrou superioridade nos confrontos e se garantiu pela 5ª vez consecutiva na final da Série A do Amazonense.
Estatísticas – Manaus
Jogos: 12
Vitórias: 10
Empates: 1
Derrotas: 1
Gols Pró: 28
Gols Contra: 7
Saldo de Gols: 21
Aproveitamento: 83% (10v, 12j) e 86% dos pontos (31 em 36 possíveis)
O São Raimundo, do técnico Sérgio Duarte (que busca o seu segundo título – foi campeão dirigindo o América em 2009), iniciou sua trajetória no Amazonense diante do Nacional, derrota por 3 a 2. O alviceleste ficou no empate em 2 a 2 com o JC, já pela segunda rodada. Na sequência tiveram os jogos contra Princesa do Solimões, Clipper, Manaus, Iranduba, Amazonas e Penarol. O Tufão assegurou a classificação ocupando a 7ªcolocação.
Na fase seguinte, o Tufão enfrentou o Amazonas e perdeu o primeiro jogo por 2 a 1. No jogo da volta, o alviceleste venceu por 3 a 1, e avançou com gabarito para as semifinais, em uma partida eletrizante e de muitos gols.
Nas semifinais, o São Raimundo enfrentou a equipe do Princesa do Solimões em dois confrontos com muitos gols. No primeiro jogo vitória de 5 a 2. No jogo da volta, em Manacapuru, derrota por 3 a 2. No agregado, o São Raimundo saiu vitorioso (7 a 5) e garantido, após 15 anos, na decisão da Série A.
Estatísticas – São Raimundo
Jogos: 12
Vitórias: 4
Empates: 4
Derrotas: 4
Gols Pró: 27
Gols Contra: 22
Saldo de Gols: 5
Aproveitamento: 33% (4v, 12j) e 44% dos pontos (16 em 36 possíveis)
Finais – A primeira partida da final acontece dia 15/05 às 16h05, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, com transmissão da TV A Critica e do Barezão Play.
A segunda partida e decisiva, acontece dia 22/05 às 16h05, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, com transmissão da TV A Critica e do Barezão Play.
Fotos: João Normando/FAF e Divulgação/FAF