Arena

FAF envia comitiva formada exclusivamente por mulheres para a grande decisão da Série A2 do Brasileirão Feminino

Diretora, delegada de partida, jornalista e fotógrafa apoiarão in loco o Instituto 3B, que busca o título nacional diante do Bahia

A Federação mais inclusiva e representativa do futebol brasileiro segue entrando para a história. Na grande decisão da Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, o Instituto 3B contará com o apoio in loco da Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de uma comitiva formada exclusivamente por mulheres, que estará em Salvador (BA), para o duelo decisivo da equipe amazonense diante do Bahia.

A delegação composta pela diretora de comunicação, Ennas Barreto, pela delegada de partida Alicia Marinho, pela jornalista Larissa Balieiro e pela repórter fotográfica Milly Barreto, embarca para a capital baiana, na madrugada desta sexta-feira (02/08). A partida de volta da grande final entre Instituto 3B e Bahia está marcada para o próximo domingo (04/08), às 10h (de Manaus), no Estádio Pituaçu.

Reconhecido nacionalmente, inclusive pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por sua gestão inclusiva, o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, celebrou a oportunidade de contar com toda competência e força da mulher amazonense e valorizou a representatividade da comitiva, que poderá fazer parte de mais uma conquista histórica do futebol amazonense, que segue alcançando grandes feitos.

“O futebol amazonense é feito por muitas mãos femininas e desta vez, por conta do talento dos pés delas, temos a oportunidade de conquistar o primeiro título nacional no futebol feminino. E mais uma vez me sinto muito honrado por ser representado por essas quatro mulheres incríveis. Mulheres amazonenses que tanto contribuem para a evolução do nosso esporte. Então, nada mais justo que elas façam parte de mais um momento histórico do nosso futebol”, declarou Rozenha.

Representatividade – Desde o início da gestão “A Floresta É A Bola Da Vez”, todas as competições organizadas pela FAF têm contado com uma expressiva e importante participação feminina, em todos os âmbitos da realização dos eventos e das partidas. Foi na gestão comandada por Rozenha que uma partida do Campeonato Amazonense foi comandada por um quinteto de arbitragem totalmente feminino. E desta vez, a história será escrita por mulheres que têm o pioneirismo enraizado em suas trajetórias, é o que destaca a diretora de comunicação e representante da entidade na grande final, Ennas Barreto.

“Desde que nossa gestão assumiu a FAF, o futebol amazonense tem sido um palco onde a força feminina brilha com todo seu esplendor e sua força. Foi com o meu presida, Rozenha, que vimos, pela primeira vez, um quinteto de arbitragem totalmente feminino no Campeonato Amazonense. Em 2023, tive a honra de ser a primeira mulher representando o mandatário e a Federação, a entregar um troféu brasileiro, no mágico momento em que o Amazonas foi campeão da Série C. Com essas caboclas guerreiras que vão me acompanhar até Bahia e o amor do povo amazonense, o Instituto 3B, mesmo fora de casa, vai sentir nosso apoio. Vamos juntas em busca do inédito título no Brasileirão Feminino, para escrevermos mais um capítulo épico na história do nosso futebol”, revelou, Barreto.

Em 2023, Ennas Barreto foi a primeira mulher a representar a entidade estadual em uma cerimônia de título brasileiro. O momento histórico aconteceu na decisão da Série C do Campeonato Brasileiro, oportunidade em que o Amazonas levantou a taça, que foi entregue aos campeões pela amazonense nascida na comunidade do Caribí, às margens do Rio Uatumã. Nessa mesma temporada, Alicia Marinho tornou-se a primeira mulher da FAF a ser delegada de partida no Campeonato Brasileiro. Além disso, a amazonense de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus), também foi a primeira mulher chefe de delegação em uma sede da Copa da Floresta.

Referência na comunicação esportiva amazonense, a manauara Larissa Balieiro ultrapassa barreiras e é voz ativa das mulheres no futebol, há mais de dez anos. A jornalista é a primeira mulher a comandar um evento de jornalismo esportivo anual e reconhecido regionalmente. É nesse mesmo caminho, que segue Milly Barreto, a primeira fotógrafa esportiva mulher do futebol amazonense. Filha de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus), a repórter fotográfica é mais um grande exemplo da força da mulher do interior do Amazonas.

É com o apoio presencial dessas incríveis mulheres e com toda torcida do povo amazonense que o Instituto 3B vai em busca do título inédito da Série A2 do Brasileirão Feminino. Já garantida na elite do futebol brasileiro, as Feras da Amazônia buscam escrever mais um capítulo histórico do futebol amazonense.

Fotos: Deborah Melo/FAF e Thiago Durante/FAF

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *