ArenaDestaque

FAF premia a seleção do Campeonato Amazonense 2023

Os destaques dessa edição do Barezão foram escolhidos com a colaboração da imprensa esportiva

 

Após 85 dias de competição, 107 gols marcados e 50 prêmios de ‘Caboco do jogo’ entregues, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) reconheceu os destaques individuais e montou a Seleção do Barezão 2023. Para isso, foram selecionados 47 profissionais da imprensa esportiva, que colaboraram elegendo seus favoritos. Na ocasião, foram escolhidos os 11 jogadores, o treinador, o atleta revelação, o trio de arbitragem e arbitragem revelação. A cerimônia de premiação ocorreu ao fim da partida entre Amazonas FC e Manauara EC, onde a Onça sagrou-se campeão da competição.

Além disso, foi escolhido o ‘Caboco da galera’. A votação aconteceu através da rede social da FAF, em que os torcedores puderam votar entre os jogadores dos quatro times semifinalistas do campeonato, sendo eles: Aleilson (Princesa), Dal Pian (Manauara), Léo Aquino (Nacional), Rafael Tavares (Amazonas). Com 432 votos, o lateral-esquerdo do Robô, Dal Pian, foi o vencedor.

Seleção do Barezão 2023 – Começando pela defesa, o melhor goleiro foi o do Nacional FC, Jonathan Queiroz, que também foi o arqueiro que foi mais vezes eleito o melhor jogador da partida, sendo escolhido em três ocasiões. Nas laterais, Yuri Ferraz, peça importante do Amazonas FC, pela direita e Guilherme Dal Pian, vice-artilheiro do Manauara EC, pela esquerda. A dupla de zagueiros foi Alison, que colaborou para a defesa da Onça Pintada ser a menos vazada do campeonato, e Ivan, sendo mais uma vez destaque no Tubarão.

Assim como a zaga, a volância também ficou com Amazonas e Princesa. De primeiro volante, Koffi, essencial para o time de Manacapuru, e de segundo, Xavier, líder de assistências da competição. Os meias-atacantes, Rafael Tavares, capitão e artilheiro aurinegro, e Léo Aquino, quem mais marcou pelo Leão.

No ataque, o grande nome do Princesa, Aleilson e o centroavante do Manauara e artilheiro do Barezão 2023, com 8 gols, Iury Tanque.

O treinador escolhido foi Rafael Lacerda, que comandou a Onça pela primeira vez no Amazonense, terminando a fase classificatória na liderança e conquistando o primeiro título da história do clube.

Garantindo seu terceiro troféu, o atleta revelação foi o lateral-esquerdo Dal Pian. Eleito o melhor da sua posição, o jogador de 24 anos anotou quatro gols e duas assistências em sua primeira participação na competição.

Arbitragem – A arbitragem qualificada aumentou o nível do Barezão e, por isso, também foi premiada.

Como melhor árbitro central, Ivan da Silva Guimarães Júnior foi o escolhido. Ele apitou sete jogos do campeonato, na posição, mas também dois de quarto árbitro e a grande final no comando do VAR. De assistentes foram Whendell Saraiva da Silva e Anne Kesy Gomes de Sá. O árbitro revelação foi Raimundo José Azevedo de Medeiros.

Foto: João Normando

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *