Arena

FAF realiza I Conselho Técnico do Barezinho Sub-14 e Sub-19

Ambas categorias tiveram aumento no número de participantes, inclusive, com o Sub-19 batendo recorde, 20 no total

 

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) reuniu, na tarde desta sexta-feira (16), os clubes que vão participar do Campeonato Amazonense Sub-14 e Sub-19. O encontro aconteceu na sede da Federação, foi presidido pelo Diretor de Competições Adjunto, Thiago Durante e a secretária do Departamento de Competições, Alicia Marinho. Foram definidas as chaves dos campeonatos e ajustes do regulamento. As duas categorias tiveram um aumento de times disputando a competição.

Nesta temporada, o Barezinho Sub-14 terá 13 equipes na disputa pelo título, em 2023 foram 11. Não houve a disputa do Sub-19 no ano anterior e agora 20 times se inscreveram para a categoria, um recorde nas competições de base da FAF no ano. O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, celebrou o aumento do número de clubes, uma prova do resgate da credibilidade do futebol amazonense.

“É com grande alegria que vemos um aumento significativo na participação dos clubes nas categorias de base. Isso reflete o trabalho árduo da nossa gestão em promover o futebol amazonense e oferecer oportunidades para nossos jovens atletas. É inegável, resgatamos a credibilidade do futebol amazonense, conquistamos o respeito dos clubes e do torcedor. Esses números são uma prova disso. Estamos empenhados em continuar fortalecendo nossas competições e desenvolvendo o esporte em nossa região”, enfatizou o mandatário.

Barezinho Sub-14 – O Campeonato Amazonense Sub-14 começa dia 20 de setembro, com 13 equipes na disputa. Na reunião, FAF e clubes aprovaram a fórmula de disputa. Os times foram divididos em dois grupos: O grupo A com sete equipes; o grupo B com seis. Os clubes jogam contra as outros dentro das próprias chaves, os quatro melhores avançam. No mata-mata, cruzamento olímpico, 1ºA x 4ºB, 2ºB x 3ªA, 1ºB x 4ºA, 2ºA x 3ºC. Nas quartas, haverá vantagem de empate. Na semifinal e final a única vantagem será o mando de campo. Confira os grupos:

Chave A: Fast, Recanto, Instituto São José, São Raimundo, Real Manaus, Sul América e Parintins.

Chave B: Inter Academy, Manaus, Guerreirinhos, América de Manacapuru, Santos e EBS.

Única mulher dirigente presente no Conselho Técnico, a diretora da base do Manaus FC, Kátia Rodrigues, destacou que a Federação está entendendo as necessidades de cada clube e espera que o futebol continue crescendo. “As expectativas foram atendidas na reunião de Conselho Técnico. Temos bastante clubes participando e esperamos que nosso futebol melhore, pois temos mais jovens jogando e praticando os fundamentos”, afirmou.

Barezinho Sub-19 – Com recorde de equipes na disputa, o Campeonato Amazonense Sub-19 terá 20, no total disputando o título e a vaga na Copa do Brasil Sub-20 2025. A categoria começa no dia 20 de setembro, Inclusive, a competição vai ter a volta de um dos grandes clubes do futebol amazonense, o Penarol, de Itacoatiara. Antenor Gregório, presidente do Leão da Velha Serpa, esteve na reunião e falou da volta às competições da FAF.

“É uma satisfação muito grande participar da reunião. É a volta do Penarol ao Campeonato Amazonense, agora na categoria Sub-19. O povo de Itacoatiara estava pedindo e a nova diretoria veio para voltar o Penarol onde estava e nunca deveria ter saído. O Penarol é o único clube tricampeão amazonense do interior. Estamos em uma luta grande, árdua e que não é fácil trabalhar com futebol no Amazonas. Estamos aí para colocar o Penarol novamente na elite do futebol amazonense”, declarou.

No Barezinho Sub-19, além do título, vale vaga na Copa do Brasil Sub-20 em 2025. Como não houve a disputa da categoria na temporada passada, a FAF realizou o sorteio das chaves e, antes dele, em consenso com os clubes presentes, determinou o chaveamento no mata-mata. Serão quatro chaves com cinco equipes e jogos dentro dos grupos, onde os dois melhores avançam para as quartas de final.

Após a fase de classificação, o grupo A vai jogar contra o D, e o B encara o C, em jogos únicos e com vantagem de empate. Na semifinal e final, não haverá vantagem. Confira as chaves:

Chave A: Líbano, Guerreirinhos, Fast, RB do Norte e Paramazonas.

Chave B: Tarumã, Penarol, Inter Academy, Manauara e Manaus.

Chave C: Presidente Figueiredo, Amazonas, Librade, Instituto São José e Cliper.

Chave D: CDC Manicoré, Parintins, Princesa do Solimões, Nacional e Sete FC.

Fotos: Deborah Melo/FAF

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *