Fazenda Municipal Luiz Medeiros é arborizada com espécies frutíferas na Vila Amazônia
Projeto de arborização conta com apoio de moradores da Vila Amazônia
Mudas de açaí, tucumã, coco, bacaba, tangerina, laranja, acerola, caju, banana, abacaxi, melancia, maxixe, jerimum, melão e macaxeira são plantadas na área externa da Fazenda Municipal Luiz Medeiros, sob a orientação do coordenador da unidade, o engenheiro agrônomo Ewerton Nunes.
O projeto de arborização recebe doações de espécies da comunidade Santa Maria de Vila Amazônia e de funcionários.
A iniciativa tem a finalidade de promover a dinâmica educacional de resgatar a diversidade de frutíferas já cultivadas tradicionalmente pelos agricultores familiares, antes da criação do Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em meados da década de 1980. O plantio das mudas começou a ser feito no mês de outubro de 2020.
A Fazenda Municipal Luiz Medeiros, administrada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), tem por objetivo trabalhar com unidades demonstrativas de forma macrofuncional no incentivo às atividades de pecuária leiteira, fruticultura, horticultura, avicultura, piscicultura e suinocultura, a exemplo do que constituiu a extinta Escola Agrícola da Vila Amazônia.
De acordo com o secretário da Sempa, Tião Teixeira, o próximo passo é ofertar cursos de capacitação, oficinas, palestras, dias de campo e ações municipais agropecuárias integradas em parceria com instituições públicas e privadas. “Essa fazenda é uma unidade educacional para proporcionar conhecimento e orientação técnica aos agricultores, estabelecendo melhorias na qualidade de vida dessas famílias”, garante.
Foto: Reprodução