DestaqueTablado

Garantido mantém tradição de celebrar Santo Antônio e homenagear os namorados, nesta segunda (12/06)

promessa em celebrar Santo Antônio, feita pelo mestre Lindolfo Monteverde, que depois se ampliou com a tradicional saída do Boi Garantido nas ruas de Parintins, se mantém viva e se repete todos os anos, há décadas.

Em 2023, mais uma vez o “Boi do Povão” realiza neste dia 12 de junho, segunda-feira, homenagem aos namorados na véspera do dia do Santo Casamenteiro.

De acordo com a filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde, a devoção a Santo Antônio levou o criador do Garantido a prestar homenagem ao santo após seu casamento com dona Antônia Colares Monteverde. A partir daí passou a ser um dos padroeiros religiosos do Boi da Baixa de São José. Antes de Santo Antônio, o pagamento da promessa com ladainha e saída nas ruas era somente para com São João Batista.

“Assim como ele (Lindolfo) tinha a devoção em rezar e homenagear São João, ele passou a festejar também Santo Antônio, que era o santo de devoção da minha mãe. E todos os anos a gente se reúne e sente muito orgulho em manter essas duas promessas que meu pai fez em vida”, disse dona Maria Monteverde.

Como manda a tradição, a programação inicia às 19h no curral tradicional da Baixa do São José com ladainha a Santo Antônio e apresentações culturais. Em seguida a saída do bumbá em cortejo nas ruas do reduto encarnado até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

No roteiro depois da reza no curral tradicional, conforme informou a assessora de ventos do bumbá, Nilza Lima, o boi de pano cumpre sua missão de brincar em frente às residências para dançar ao redor das fogueiras que são colocadas no percurso e entregar rosas vermelhas aos casais.

“O percurso será pelas ruas Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Álvaro Maia, Avenida Amazonas e chegada na igreja matriz do município. Na programação teremos o trio elétrico, a participação da Batucada, Banda Garantido, Vaqueirada, itens oficiais e o boi Garantido”, informou Nilza.

Fotos: Paulo Sicsu (Arquivo)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *