Garantido participa de homenagem no Dia Nacional da Cultura, na Assembleia Legislativa
Durante Sessão Especial pela passagem do Dia Nacional da Cultura, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido recebeu certificado de reconhecimento pela contribuição à cultura do estado. O deputado Saullo Vianna (PTB), autor da Sessão, que teve a participação da vice-presidente do Boi do Povão, Ida Silva; Amo do Boi, João Paulo Faria; Porta-estandarte Daniela Tapajós e o Tripa, Batista.
“Esse ano a celebração do Dia Nacional da Cultura é ainda mais especial, porque o setor cultural, de entretenimento e economia criativa foi dos mais afetados pela pandemia da Covid-19”, afirmou Vianna, que também é o presidente da Comissão de Cultura da Aleam.
O deputado lembrou que as atividades artísticas foram as primeiras a serem suspensas e são as últimas a retornar. “Mesmo que gradativamente, seguindo protocolos sanitários, hoje podemos comemorar a retomada dos eventos culturais, de shows, peças e festivais”, disse Vianna, falando da importância dessa retomada para a geração de renda de milhares de artistas.
A vice-presidente, Ida Silva, agradeceu a homenagem e enfatizou que o bumbá Garantido está fazendo tudo para que as atividades voltem ao normal e, principalmente, incentivando a vacinação. “A gente fica feliz com a homenagem. É muito emocionante estar junto de todas essas manifestações culturais. Dá uma alegria e sensação que estamos retornando ao normal”, disse.
O amo do Garantido, João Paulo Faria, convidou o deputado Tony Medeiros para participar da sua apresentação. Juntos cantaram e puxaram versos tradicionais do bumbá encarnado. João Paulo lembrou das dificuldades enfrentadas pelas Associações Folclóricas e pela própria cidade de Parintins, que tem no Festival Folclórico uma importante peça na economia local.
“Perdemos muitas pessoas pela Covid-19. Inclusive um dos maiores ícones do Garantido, meu tio Paulinho Faria. Torço para que em 2022 todos os setores culturais possam voltar com força total. Parabenizo quem chegou até aqui e perseverou para dar continuidade aos eventos, mesmo de forma on line”, destacou.
A data – O Dia Nacional da Cultura foi instituído pela Lei Federal nº 5.579/ 1970 e o dia 5 de Novembro foi escolhido por ser o nascimento de Ruy Barbosa, jurista, jornalista, ensaísta, diplomata e político brasileiro. Desta forma, o dia escolhido para homenagear todas as ricas manifestações culturais que enriquecem o Brasil também bem é uma maneira de reconhecimento dessa figura histórica brasileira, exponencial da ciência e cultura do Brasil e no mundo.