Homenagem: Sala da presidência vai se chamar Orleans Tupinambá Nobre, um dos fundadores da FAF
Desportista completará 90 anos no dia 25 de fevereiro. Cerimônia será neste sábado (25/02), com a presença de autoridades do futebol amazonense
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) fará uma homenagem a um de seus fundadores, Orleans Tupinambá Nobre, pelo seu aniversário de 90 anos. A sala da presidência da Federação levará o nome do desportista, que é um dos ídolos do futebol amazonense. A cerimônia acontecerá neste sábado (25/02), às 11h, na sede da entidade, com a presença de personalidades do futebol.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, exalta a história de Orleans Tubinambá Nobre e admite que a homenagem é também uma forma de gratidão pela importância do desportista para o futebol local.
“Orleans foi um grande esportista e co-fundador da Federação. Seu nome consta na ata de fundação da entidade. Por isso, no dia em que completa 90 anos de idade, resolvemos homenageá-lo em um evento na própria sede da FAF, a sala da presidência receberá seu nome. Um ato mais que merecido”, garante.
Rozenha afirma que pessoas como Nobre devem ser valorizadas e diz ter esperanças que a nova geração de apaixonados pelo futebol baré faça história.
“O futebol amazonense está voltando a ser visto e tratado com profissionalismo, assim como foi na época do Orleans. Ele é uma das pessoas que devem ser mostradas como exemplo a nova geração de apaixonados pelo futebol amazonense. Inclusive, tenho certeza que faremos história”, revelou.
O desportista – Orleans Tupinambá Nobre nasceu dia 25 de fevereiro de 1933, na fazenda Bela Vista, em Autazes (distante 111 km de Manaus). Como jogador, foi campeão amazonense pelo Fast Clube, em 1955 e 1960. Ídolo do Tricolor de Aço, após encerrar a carreira começou a fazer parte da diretoria, nos anos de 1970 e 1971, em que o clube foi bicampeão estadual. E na quebra do jejum de mais de 45 anos sem título, em 2016, era um dos principais patrocinadores da equipe.
Por sua atuação em esportes aquáticos, o troféu do torneio regional de Natação, que faz parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), também recebe seu nome.
Fotos: Michael Dantas