Hortas Urbanas recebem apoio com mecanização agrícola e assistência técnica
Trabalho técnico é desenvolvido numa parceria entre os produtores e técnicos da Sempa
A Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) está com uma equipe de profissionais dando continuidade ao trabalho de apoio na mecanização agrícola e assistência técnica em hortas urbanas de produtores que mantêm a cultura de canteiros e plantio de hortaliças.
A administração do prefeito Bi Garcia tem um olhar diferenciado para iniciativas que tem uma grande dimensão social como a produção de hortaliças, que além de gerar renda e abastecer o mercado consumidor, trabalha a segurança alimentar e nutricional das famílias.
Seguindo orientação do secretário da Sempa, Tião Teixeira, os técnicos em agropecuária Jozimo Ribeiro Neto, Walciney Melo, com apoio de Cica Cardoso, trabalham com máquinas agrícolas nas hortas urbanas localizadas nos quintais dos bairros da cidade e nas comunidades do Parananema, Macurany e Aninga. Além disso, os produtores recebem adubo orgânico curtido no matadouro frigorífico Ozório Melo.
Treze propriedades foram cadastradas e georreferenciadas. De acordo com Jozimo Ribeiro, o destaque na comunidade do Aninga é para a produção de alface no sistema hidropônico com uma média mensal de 14 mil pés. No próximo mês a expetativa é chegar a 26 mil pés.
A produção mensal de hortaliças chega hoje a 17.100 pés de alface, 12.500 maços de cheiro-verde, 80kg de maxixe, 400 maços de quiabo, 2.400 maços de feijãozinho, 160kg de pimentão, 40kg de pimenta cheirosa, 40kg de pimenta queimosa e 50 maços de mastruz.
Se destacam na comunidade do Aninga os produtores Maria Irismar Leal, Marciele Hidaka e Suelto Leite. No Parananema, Adriano Prestes Serrão, Heiner Machado da Silva e Ronaldo da Silva Jesus. Nos bairros foram cadastrados José Edinelson Alfaia da Silva, Adílio Tavares Corrêa, João Corrêa Filho, José Nascimento Andrade, Mari da Silva Campos, Lauro Sérgio Carneiro Barros.
Foto: Reprodução