Letreiro “Eu Amo Parintins”, Monumentos Artísticos e Mural Nossa Gente são inaugurados
O Coletivo Ártrua entregou, na noite deste sábado (8), o conjunto artístico que passa a integrar o receptivo turístico de Parintins em sua principal entrada – o Porto do município. O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, da Lei Aldir Blanc.
Composto pelo letreiro “Eu Amo Parintins”, além do Muralismo e Monumentos Artísticos que ilustram a identidade do povo parintinense, o conjunto foi idealizado pelo artista Miguel Carneiro.
Transmitido online pela página do Coletivo Ártrua no Facebook, a inauguração do conjunto artístico passou por rito de bênção tradicional e contou com show musical de cantores locais. O prefeito de Parintins, Bi Garcia, e da primeira-dama Mayra Dias estiveram presentes ao evento.
Particularidades – Destaque no conjunto artístico, o letreiro “Eu Amo Parintins” se revela diferente de letreiros encontrados em outros lugares. O novo monumento foi construído em “modo selfie” – poderá ser fotografado de ambos os lados, com a expressão corretamente ilustrada. Com o mural ou com o rio Amazonas ao fundo, “Eu Amo Parintins” estará sempre legível.
A composição do letreiro também destaca os bois Caprichoso e Garantido, além dos emblemas que ostentam – a estrela e o coração. O slogan “terra de artistas” e a assinatura do idealizador do projeto completam o monumento.
Junto ao letreiro, estão esculturas com rostos de mulheres parintinenses que representam as heranças africana, judaica, japonesa e indígena, além do pescador, representando o caboclo resultado da miscigenação em Parintins.
O mural, denominado “Nossa Gente”, ilustra rostos que representam a identidade e a pluralidade do povo parintinense.
O conjunto artístico é o novo complexo de boas-vindas de Parintins e deve agregar valores cultural e turístico ao município.
Texto: Roger Matos
Fotos: Pedro Coelho