Marinha do Brasil destaca apoio ao Festival Folclórico de Parintins
Para garantir a segurança do tráfego das embarcações, que foram ao município de Parintins levando os turistas para o 55º Festival Folclórico, a Marinha do Brasil destacou o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), por meio do Comando do 9º Distrito Naval.
Além da segurança do tráfego aquaviário, a operação, que ocorreu entre os dias 24 e 30 de junho, também focou na prevenção da poluição hídrica e em salvaguardar a vida humana.
Uma aeronave, a UH-12 Esquilo N-7080, embarcou no Navio Patrulha Fluvial Pedro Teixeira (P-20) para apoiar às atividades de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e prontidão para Evacuação Aeromédica (EVAM).
A operação não registrou nenhum grave incidente. O destaque da Marinha do Brasil, assim como a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV),no comando do espaço aéreo do município durante o Festival, só reforçam a importância e o “peso” que o Festival Folclórico de Parintins tem na região Amazônica.