Morre Dom Sergio Castriani, arcebispo emérito de Manaus
Reverendo encontrava-se internado desde 26 de fevereiro, com quadro de saúde grave
A Arquidiocese de Manaus informou o falecimento do arcebispo emérito, Dom Sergio Eduardo Castriani, ocorrido na noite desta quarta-feira (03). O reverendo estava internado em unidade de saúde particular desde o dia 26 de fevereiro.
“Em nome dos bispos da nossa arquidiocese, comunico o falecimento do nosso querido dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito”, diz trecho do comunicado, assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
Segundo a Arquidiocese, Dom Sergio deu entrada no pronto atendimento do hospital e, ao fazer exames, foi detectada uma infecção urinária em alto nível. O quadro agravou-se na mesma noite ao sofrer um infarto do coração e por isso foi necessário transferi-lo para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde encontra-se sedado e entubado. No domingo (28/2) precisou fazer hemodiálise pois houve paralização da função renal.
No boletim médico de ontem (02), foi informado que Dom Sergio Castriani se encontrava sedado e entubado, recebendo medicação para a infecção urinária e outros procedimentos.
O comunicado esclarece que informações a respeito do funeral de Dom Sérgio devem ser divulgadas posteriormente.
Trajetória – Dom Sérgio Castriani assumiu o governo pastoral de Manaus em fevereiro de 2013, quando o Papa Bento XVI o transferiu da Prelazia de Tefé para a capital. Sua renúncia foi encaminhada ao Papa Francisco no início de 2019 por motivos de saúde.
O Papa aceitou a renúncia em novembro daquele ano, e ele passou a ser arcebispo emérito. Na ocasião, o pontífice também nomeou Dom Frei Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília, como o novo arcebispo de Manaus.
Foto: Arlesson Sicsú