Nacional é derrotado por Manaus, mas avança às semifinais do Barezão
Cardoso marca para o Gavião, Michel perde pênalti e Leão avança com vantagem conquistada no confronto de ida
O Nacional está classificado às semifinais do Campeonato Amazonense 2023. Com o resultado construído no jogo de ida – 3 a 1 sobre o Manaus –, o Leão da Vila jogou com o regulamento, foi derrotado por 1 a 0, mas deixou para trás o Gavião. Cardoso marcou o gol do jogo.
Jogo – Precisando vencer por dois ou mais gols, o Manaus iniciou o jogo com maior posse de bola e dificuldade para encontrar espaços na bem postada defesa do Nacional. Aos 14 minutos, Kadu arrematou sobra da defesa e a bola saiu por cima da meta de Jonathan.
O Nacional só chegou com perigo aos 41 minutos, com um cabeceio de Davy após escanteio – a bola passou perto da trave de Reynaldo. Nos acréscimos, Léo Aquino arriscou de fora da área, mas Reynaldo defendeu.
No segundo tempo, o Manaus corria contra o tempo em busca do resultado e quase marcou, aos 14 minutos. Sozinho, Gilson cabeceou bola alçada por Cardoso, mas Jonathan interveio. Aos 26, o goleiro nacionalino operou uma defesa milagrosa em cabeceio de Gilmar, após assistência de Renan Luís. No rebote, nada pôde fazer e Cardoso marcou para o Manaus.
Pressionado, o Nacional se defendia bem até o árbitro assinalar pênalti de Paulão sobre Michel. O camisa 9 esmeraldino cobrou e a bola explodiu no travessão de Jonathan, frustrando a torcida em maioria na Arena da Amazônia. O Leão manteve a postura defensiva e garantiu a classificação.
Próximos jogos – O Nacional avança às semifinais do Barezão e terá como adversário o Amazonas, que eliminou o Operário. A Onça Pintada tem a vantagem dos resultados iguais e de decidir a vaga à final em casa.
Já o Manaus volta a campo somente daqui a 45 dias, no início de maio, para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C.
Fotos: Roger Matos