Nacional vence Manaus, conquista segundo turno e encara Amazonas na final do Barezão 2025
Leão da Vila faz 2 a 0 no Gavião Real, ergue a taça do returno e disputará Copa do Brasil e Copa Verde em 2026
Nacional e Manaus se enfrentaram, pela final do segundo turno do Campeonato Amazonense 2025, na tarde deste sábado (29/03), na Arena da Amazônia. Com um gol em cada tempo, marcados por Lucas Oliveira e Peninha, de pênalti, o Leão da Vila venceu o Gavião Real por 2 a 0 e decidirá o título estadual contra o Amazonas.
A partida começou com muita disputa física entre as equipes e o Nacional, com maior posse de bola, chegou à meta de Gustavo duas vezes – aos 17 minutos, com Luis Fernando e aos 23, com Vinicius Balotelli –, ambas finalizadas para fora.
A persistência encontrou a recompensa aos 35 minutos. Lucas Oliveira fez jogada individual pela esquerda, bateu cruzado para o meio da área, bola desviou no defensor esmeraldino e encobriu Gustavo. Gol do Leão da Vila.
Nos acréscimos, o Manaus chegou com perigo. Miliano levantou bola na área azulina e Kesley desviou próximo à trave de David Becker.
Na volta do intervalo, o Manaus manteve a postura ofensiva. Em busca do empate, o esmeraldino finalizou perigosamente em duas chances – aos oito minutos, em cabeceio de Adilson Bahia na trave e aos 11, em chute de Gabriel Masson, defendido por David Becker.
O Nacional respondeu aos 17 minutos, quando Vinicius Balotelli invadiu a área esmeraldina em contra-ataque e foi derrubado por Weverson. O árbitro assinalou pênalti, que Peninha cobrou para ampliar a vantagem azulina no placar.
Caboco do Jogo – Ao final da partida, o atacante Lucas Oliveira, do Nacional, foi eleito o Caboco do Jogo – prêmio oferecido pela Federação Amazonense de Futebol ao melhor jogador da partida, escolhido pelo voto de três profissionais de imprensa presentes à Arena da Amazônia.
Final – A decisão do Barezão colocará, frente a frente, Nacional e Amazonas na próxima terça-feira (01/04), às 20h, na Arena da Amazônia. Com a conquista do segundo turno, o Nacional garantiu vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2026.
O Manaus volta a campo na estreia da Série D do Brasileiro, que será no dia 13 de abril, fora de casa, contra o Trem-AP.
Agência Breves Comunicação
Texto e Fotos: Roger Matos