Nos pênaltis, Amazonas vence Manauara e avança à final do primeiro turno do Barezão
Após empate sem gols no tempo normal, João Lopes se consagra, aurinegro faz 9 a 8 e decidirá título contra o Manaus
Amazonas e Manauara se enfrentaram, pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2025, na noite desta segunda-feira (24/02), na Arena da Amazônia. Sem balançar as redes no tempo normal, as equipes foram para as cobranças de pênaltis e João Lopes pegou cobrança de Joãozinho, garantindo 9 a 8 e o aurinegro na final – o clássico ‘gavionça’, contra o Manaus.
Antes da bola rolar, o Amazonas homenageou Rafael Tavares. Titular na partida, o camisa 10 chegou à marca de 100 jogos com a camisa aurinegra. Com o apito inicial, as estreias do técnico Eduardo Barros e dos reforços Alyson, Akapo e Zabala. Já o Manauara levara a campo o entrosamento e a solidez tática implementadas por Macelo Vilar.
A melhor oportunidade do Robô foi aos 39 minutos. Luiz Fernando cobrou escanteio e Manoel cabeceou perigosamente pela linha de fundo. A resposta da Onça veio dois minutos depois, em bola aérea de Zabala, que Robertinho cabeceou nas mãos do goleiro Gabriel Félix.
Após o intervalo, aos sete minutos, o Manauara quase aproveitou vacilo de Alyson, que Cuadrado tentou finalizar por cobertura, mas João Lopes fez boa defesa. Aos 13 minutos, o goleiro Gabriel Félix se lesionou e foi substituído por Gleibson.
A melhor chance do Amazonas foi aos 35 minutos, quando Raimar cobrou escanteio no segundo poste e Zé Gabriel cabeceou no canto, para grande defesa de Gleibson.
Pênaltis – Na marca da cal, o Amazonas converteu todas as suas cobranças com William Barbio, Luan Silva, Xavier, Akapo, Fabiano, Robertinho, Bruno Ramires, Raimar e Cocote. Paulinho, Wallace, Pardal, Colina, Manoel, Vitinho, Jhonathan Moc e João Paulo marcaram para o Manauara, mas Joãozinho parou nas mãos de João Lopes.
Caboco do Jogo – Ao final da partida, o goleiro João Lopes, do Amazonas, foi eleito o Caboco do Jogo – prêmio oferecido pela Federação Amazonense de Futebol ao melhor jogador da partida, escolhido pelo voto de três profissionais de imprensa presentes à Arena da Amazônia.
Panorama – Classificado, o Amazonas enfrenta o Manaus na final do primeiro turno do Barezão. A decisão, em jogo único, será no próximo domingo (02/03), às 15h30, na Arena da Amazônia.
Já o Manauara volta a jogar pelo Barezão no segundo turno, contra o São Raimundo. Os detalhes da partida serão definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Agência Breves de Comunicação
Texto e fotos: Roger Matos