Nova criação da FAF, Super Copa da Amazônia pretende dar visibilidade a talentos do interior do Amazonas
Com a primeira edição marcada para o próximo dia 21, entre Manaus FC e Seleção de Silves, competição tem como proposta, ampliar a disputa e englobar clubes campeões de estados e países que fazem parte do território amazônico
A mais nova criação da Federação Amazonense de Futebol (FAF), a Super Copa da Amazônia é um embrião de um projeto maior que visa dar a devida relevância ao futebol do interior do Amazonas. A primeira edição da competição reunirá, no próximo dia 21 de dezembro, a seleção de Silves, campeã da Copa da Floresta, e o Manaus FC, atual campeão amazonense. Porém, o planejamento da FAF passa pela participação de clubes de estados e até países que compõem a Amazônia Internacional.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, exaltou a criação de mais uma competição inclusiva. Ele também destacou a oportunidade que jogadores do interior do Amazonas terão de serem vistos e de conquistarem oportunidades, que um dia estiveram tão distantes.
“A Super Copa da Amazônia é mais um sonho da nossa gestão que conseguimos concretizar. O povo do interior do Amazonas merece as oportunidades que buscou por tantos anos. O homem da floresta, que encara tantos desafios para não deixar morrer sua paixão pelo esporte, agora vai poder mostrar seu talento diante de equipes de expressão estadual e até internacional. Tenho certeza que seremos testemunhas de mais um espetáculo histórico do nosso futebol”, assinalou.
Além de, mais uma vez, mostrar ao mundo o talento e a força dos homens e das mulheres do Amazonas mais profundo, a Super Copa da Amazônia também cumpre o papel de reaproximar o torcedor amazonense do futebol estadual, visto que a primeira edição da competição será realizada justamente no interior. A partida entre a seleção silvense e o Manaus está marcada para o estádio Raimundo Domingos Neves, em Silves, às 15h30.
Visibilidade nacional e internacional – Em sua primeira edição, a competição vai reunir os campeões da Copa da Floresta e do Barezão, a entidade realizadora, comanda o esporte no Amazonas, que é o maior estado em área territorial do Brasil, um símbolo de biodiversidade e também de riqueza cultural, ele possui a maior área de floresta preservada do planeta, com isso a Federação tem como objetivo, futuramente ampliar os horizontes e englobar clubes dos estados e países que tem em seu território a floresta amazônica, proporcionando mais uma experiência única aos povos tradicionais apaixonados pelo esporte mais popular do mundo.
Com uma extensão de aproximadamente 5,5 milhôes de Km², a Floresta Amazônica, em grande parte abrigada pelo Amazonas, é um dos maiores tesouros naturais do mundo. No Brasil, 60% da floresta está distribuída entre sete estados: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Roraima e uma parte do Maranhão, enquanto os 40% restantes são distribuídos entre países vizinhos, como: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Fotos: Nara Santos, Deborah Melo/FAF e Divulgação