DestaquePavulagem

“O brado do povo guerreiro” é o tema do Caprichoso para 2023

Anúncio foi feito neste sábado (19) e marca um novo ciclo no Boi Negro de Parintins, que busca o bicampeonato do Festival Folclórico

 

O Boi Caprichoso, campeão do maior festival de todos os tempos, defenderá na temporada 2023 o tema “O brado do povo guerreiro”. O anúncio ocorreu neste sábado, 19 de novembro, durante live especial, em formato de espetáculo, transmitida para todo o mundo diretamente da Ilha Tupinambarana. A apresentação da temática para a nova temporada marca um novo ciclo no Boi Negro de Parintins, que busca no próximo ano o bicampeonato do Festival Folclórico.

A revelação do novo tema foi organizada pelo Conselho de Arte do bumbá, por meio de um espetáculo cênico, coreográfico e musical, um pioneirismo azul e branco, executado no Galpão Central de Alegorias do Caprichoso. A transmissão pôde ser acompanhada pelo canal do bumbá no YouTube e também pela TV A Crítica.

O conselheiro de arte, Edwan Oliveira, enaltece o trabalho realizado pelos artistas. “Trouxemos para dentro do show elementos alegóricos de arena, também uma grande estrutura de som e iluminação, os figurinos típicos do povo amazônico, além de todo elenco formado por músicos, personagens e dançarinos. São componentes fundamentais para esboçar o que o Caprichoso almeja levar para o Bumbódromo em 2023”, enfatiza.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, destaca a nova bandeira de luta erguida pelo Caprichoso para temporada 2023. “É o canto que ecoa dos povos indígenas, é o brado que ressoa das comunidades ribeirinhas, é também a voz dos artistas do Caprichoso. O brado do povo guerreiro é aquele canto que nasce da alma e da essência do povo de Parintins, de quem constrói esse grandioso festival. São remanescentes das Icamiabas, dos primeiros quilombos, dos povos que aqui habitaram e de todas as comunidades tradicionais que até hoje sustentam a festa do boi-bumbá. É, sobretudo, um brado pela Amazônia, pelo momento de transformação e reconstrução do Brasil, no qual visualizamos a esperança de que a estrela do Caprichoso vai brilhar e iluminar novos caminhos para nossa gente”, revela.

Arte do tema 2023 – Para dar o pontapé inicial rumo ao bicampeonato no ano de 2023, o Caprichoso traz em sua arte para o tema deste ano o brado daqueles que vivem, cuidam e lutam pelo chão amazônico. A composição visual foi construída pelos desenhistas do bumbá Júnior Fuziel, Denner Silva, Kedson Oliveira e Igor Viana. Ela traz o traço tradicional, à lápis parintinense, com arte finalizada digitalmente pelas mãos criativas do conselheiro de arte e designer Paulo Victor Costa.

A arte traz também os discursos contemporâneos dos povos que em sua expressividade e herança cultural carregam a resistência, revolução e estão nas fileiras de defesa pela preservação das riquezas naturais e na luta pelo direito a vida e a igualdade. Com isso, o Boi Caprichoso, mais uma vez, se estabelece na vanguarda artística e das lutas e traz, em sua identidade visual, a estrela que irá brilhar na arena do Bumbódromo em 2023.

Anúncios para a temporada – Durante a live, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, anunciou novidades para o elenco do bumbá. O artista visual, formado na Escolinha de Arte Irmão Miguel de Pascalle, Rainer Canto, se torna conselheiro de arte. O professor doutor em dança pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Evandro Cabo Verde, passa a ser consultar coreográfico do bumbá. O jovem cantor Erik Naker foi anunciado como novo toadeiro oficial do Caprichoso.

Também foi lançado o edital de todas 2023. O processo conta com produção executiva de Guto Kawakami, a produção artística de Neil Armstrong e Roberto Senna, produção musical coordenada por Bennet Carlos e Neil Armstrong e a direção musical comandada por Adriano Aguiar. O presidente Jender Lobato falou sobre o evento e todas as novidades reveladas.

“Temos nosso tema, nosso brado para 2023 e eu acredito plenamente no trabalho dos conselheiros de arte. Estou confiante na nossa vitória no festival do próximo ano. Da mesma maneira confio nas nossas novas contratações, profissionais gabaritados que vão ajudar o Caprichoso a erguer outra vez o troféu de campeão. Agora é com o nosso time, nosso povo. Vamos todos lutar pelo bicampeonato”, declarou.

Fotos: Pedro Coelho, Arleison Cruz, Michel Amazonas

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *